Processos crime contra contrabando de combustível estão em instrução
Luanda - A Procuradoria--Geral da República tem em instrução, em todo o país, 447 processos crimes contra o contrabando de produtos petrolíferos e actividade mineira ilegal, revelou o seu Gabinete de Organização, Planeamento e Estatísticas.
Instaurados entre os meses de Janeiro e Agosto do corrente ano, 274 processos correspondem a crimes de instalação, montagem, e início de actividade mineira ilegal, destacando-se a província da Lunda Norte, com 68 casos, seguida do Cuando Cubango, com 34, e Huambo, com 20.
De acordo com os dados disponibilizados, ainda sobre os crimes de actividade mineira ilegal, mas relacionados com receptação e auxílio material, estão em instrução 136 processos, sendo 61 na província da Lunda Norte, 34 no Cuando Cubango e 20 no Huambo.
Nos crimes de contrabando de produtos petrolíferos, a província de Cabinda é a que mais processos instaurou, com um total de 70, seguida do Zaire (25) e Cunene (14), de um total de 119 casos, em todo o país.
Por receptação e auxílio material ao contrabando de combustíveis, estão em instrução 40 processos na província do Zaire, nove no Moxico e três no Uíge.
A PGR não respondeu as perguntas da Rede Girassol sobre a qualidade dos implicados e o possível envolvimento de organizações criminosas nestes delitos.