Política

Política


PUBLICIDADE

RDC e Rwanda acordam desengajamento de forças

Reunião Ministerial entre a RDC e Rwanda
Reunião Ministerial entre a RDC e Rwanda Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 22h57 13/10/2024 - Actualizado às 10h22 14/10/2024

Luanda - As autoridades rwandesas e da República Democrática do Congo (RDC) acordaram, este sábado, em Luanda, sobre as actividades e respectivas responsabilidades constantes do Plano Harmonizado para a Neutralização das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda e o seu desengajamento. 

Para o efeito, os ministros mandataram os peritos a elaborarem um plano detalhado para a implementação do Plano Harmonizado, cujo relatório deverá ser analisado na próxima Reunião Ministerial em data a acordar.

Por último, os chefes da diplomacia dos dois países, sob mediação do ministro das Relações Exteriores de Angola, acordaram igualmente continuar a trabalhar sobre as questões securitárias pendentes contidas no Projecto de Acordo de Paz, proposto pelo Presidente angolano, João Lourenço.

Sob mediação de Angola, participaram na reunião ministerial delegações chefiadas por Thérèse Kayikwamba Wagner, ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Francofonia da RDC, e Olivier J.P. Nduhungirehe, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Rwanda.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, chefiou a delegação angolana.

Durante a reunião, os ministros analisaram os últimos desenvolvimentos, desde a realização da sua última sessão ministerial, a 14 de Setembro último, tendo exortado as partes em conflito a respeitarem o cessar-fogo, estabelecido a 04 de Agosto do corrente ano.

PUBLICIDADE