Política

Política


PUBLICIDADE

Mulheres africanas de prestígio enaltecem esforços de João Lourenço

PR recebe comitiva de mulheres da região dos Grandes Lagos
PR recebe comitiva de mulheres da região dos Grandes Lagos Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 08h47 19/10/2024 - Actualizado às 08h47 19/10/2024

Luanda - A delegação de mulheres africanas de prestígio, enalteceu, esta sexta-feira, em Luanda, os esforços do Presidente João Lourenço, para a conquista da paz, estabilidade e segurança na Região dos Grandes Lagos.

 A comitiva, que se encontra em Luanda a participar no Fórum de Alto Nível de Mulheres da Região dos Grandes Lagos, foi recebida em audiência pelo Chefe de Estado angolano, a quem agradeceram também pelo seu papel em prol da defesa dos direitos do género feminino.

No final do encontro, em declarações à imprensa, em nome das demais, a ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, afirmou que os esforços do estadista angolano visam combater as tensões existentes a nível de vários países da região e do resto do continente africano.

"O seu empenho visa promover a paz e as mulheres para pôr cobro ao sofrimento a que estão sujeitas, bem como as crianças a nível de África", realçou.

No Palácio Presidencial, para além de Ellen Johnson, estiveram presentes na audiência, as antigas presidente da Etiópia, Sahle Zewde, da República Centro Africana, Catherine Samba-Panza, a enviada especial da Comissão da União Africana para as Mulheres, Paz e Segurança, Bineta Diogo.

Igualmente marcaram presença Bintou Keita, representante especial do secretaria geral na República Democrática do Congo, Nkosozana Dlamini Zuma, ex-presidente da Comissão da União Africana, entre outras.

O Fórum é uma plataforma que reúne mulheres líderes da Região dos Grandes Lagos e tem como objectivo promover a paz, a segurança e o desenvolvimento económico sustentável, focada na igualdade de género e no empoderamento das mulheres.

Foi criado para apoiar a implementação de políticas e acordos regionais e internacionais voltados à paz e ao desenvolvimento sustentável.

O encontro, cuja sessão de abertura foi presidida pelo Chefe de Estado,  termina hoje, sábado.

Participam no mesmo académicos, diplomatas, políticos, membros de organizações internacionais e da sociedade civil.

PUBLICIDADE