DIPLOMACIA

Angola e EUA assinam acordos nas áreas dos serviços aéreos e da defesa

Assinatura de Acordos entre Angola e EUA - MIREX
Assinatura de Acordos entre Angola e EUAImagem: MIREX

15/10/2024 13h49

Luanda - Angola e os Estados Unidos da América assinaram, esta terça-feira, em Luanda, dois instrumentos jurídicos, nos domínios aéreo e da formação e de outros serviços na área da defesa.

O Acordo de Serviços Aéreos visa promover um sistema de aviação internacional competitivo e reduzir a interferência governamental, facilitando o transporte aéreo internacional com segurança e protecção, enquanto o da área da defesa destina-se à formação e outros serviços neste domínio.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores angolano, o Acordo de Serviços Aéreos estabelece os direitos de sobrevoo e estadia, bem como incentiva a concorrência justa entre as companhias aéreas de ambos os países, e o Acordo 505, no domínio da defesa, define as condições para o fornecimento de formação e outros serviços, no âmbito do Programa Internacional de Educação e Formação Militar.

Foram signatários dos dois instrumentos jurídicos, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Custódio Vieira Lopes, e o embaixador extraordinário e plenipotenciário dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi.

Testemunharam a assinatura dos Acordos, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, e o secretário de Estado para a Defesa Nacional, almirante José Maria de Lima. 

Estiveram igualmente presentes Agostinho Van-Dúnem, embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, oficiais das Forças Armadas Angolanas, entre outros. 

Mais lidas


Últimas notícias