MULHERES

João Lourenço destaca papel das mulheres nos processos de paz em África

PR na abertura do Fórum de Mulheres da Região dos Grandes Lagos - DR
PR na abertura do Fórum de Mulheres da Região dos Grandes LagosImagem: DR

18/10/2024 12h42

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, a coragem das mulheres do continente africano que se levantam para negociar a paz, reconstruir as suas comunidades e sarar as feridas da guerra.

Ao discursar na abertura do Fórum de Alto Nível de Mulheres da Região dos Grande Lagos, João Lourenço admitiu que, apesar "desses bons exemplos, as mulheres ainda estão muito sub-representadas nos processos formais de prevenção, gestão e resolução de conflitos armados e reconciliação entre partes desavindas".

Na visão do Presidente angolano, as mulheres, como cuidadoras, educadoras e líderes comunitárias, têm assumido a liderança em iniciativas de paz nas comunidades, actuando como mediadoras e negociadoras para facilitar o diálogo.

"A paz na região dos Grandes Lagos não é apenas uma necessidade para os seus habitantes, mas também para todo o continente africano", afirmou João Lourenço.

A paz, defendeu, deve ser a base para o desenvolvimento sustentável.

"Temos de nos unir num esforço concertado para desenvolvermos os processos de paz já em curso e promovermos uma visão partilhada do desenvolvimento".

O evento realiza-se sob o lema “Reforçar a participação e a liderança das mulheres nos processos de paz e segurança na Região dos Grandes Lagos” e visa promover o diálogo e a cooperação para uma implementação abrangente e eficaz da “Agenda Mulheres, Paz e Segurança”, integrando as perspectivas de género nas políticas e programas da região.

A União Africana reconhece que a participação e liderança das mulheres devem ser consideradas um elemento primário na busca pela paz e segurança no continente, em reconhecimento à importância das mesmas como parceiras iguais na paz, segurança, governança e desenvolvimento sustentável.

De acordo com o programa do fórum, estão em abordagem temas sobre o impacto da paz, segurança e da situação humanitária na vida das mulheres nas zonas de conflito na região, a actual situação humanitária e de segurança no Leste da RDC e na região dos Grandes Lagos, os processos de paz de Luanda e Nairobi, assim como os desafios e oportunidades para uma participação significativa das mulheres nos processos de paz em curso no continente.

Entre os prelectores destacam-se o enviado especial do presidente da Comissão da União Africana (UA) e chefe da Missão da UA para a África Central e Oriental (MISAC), Egídio de Sousa Santos, a ministra de Estado dos Assuntos de Género e Cultura do Uganda, Mutuuzo Peace Regis, e a representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na RDC (MONUSCO), Bintou Keita.

A definição de estratégias para reforçar as ligações entre as iniciativas locais, os processos regionais de paz e os diálogos políticos em curso: lacunas e oportunidades, a partilha de experiências ao nível da região e a construção de um movimento forte de mulheres para aumentar a sua participação em todos os processos de paz e segurança em África, fazem parte da agenda do fórum.

A partilha das experiências do Sudão do Sul e do Burundi e a construção de movimentos regionais para aumentar a participação das mulheres nos processos de pacificação do continente também constam do programa, que reserva ainda espaço para debates em grupos sobre temas ligados ao “Reconstruir a confiança a nível regional”, “Propor um mecanismo liderado por mulheres para apoiar os facilitadores do processo de paz de Luanda e Nairobi, incluindo o acompanhamento do processo”, assim como “Redigir uma declaração de compromisso para os principais intervenientes no conflito”.

A antiga Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma. Actualmente,Nkosazana Dlamini-Zuma é ministra das Mulheres, Juventude e Pessoas com Deficiência no Governo da África do Sul. Já exerceu as funções de ministra junto da Presidência, do Interior, da Saúde e das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.

As antigas Presidentes da Etiópia e da República Centro-Africana, Sahle-Work Zewde e Catherine Samba-Panza, respectivamente, estão entre as participantes no Fórum de Alto Nível das Mulheres da Região dos Grandes Lagos, a decorrer nos dias 18 e 19 do corrente mês, em Luanda.

Participam igualmente no fórum delegados dos 12 Estados-membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), incluindo ministros ou seus representantes, membros da Rede de Mulheres Líderes Africanas, da FemWise África, do Conselho Consultivo da "Agenda Mulheres, Paz e Segurança", bem como representantes do Mecanismo Regional de Supervisão da Paz e Segurança e das comunidades da África Oriental e da África Austral (SADC).

Estão igualmente presentes no fórum representantes de agências das Nações Unidas, Chefes de Missões Diplomáticas, representantes de instituições religiosas e Académicos, entre outros convidados.

Mais lidas


Últimas notícias