Confirmada visita do Presidente americano dentro de duas semanas
Luanda - O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, visita Angola dentro de duas semanas, confirmou, esta terça-feira, o encarregado de negócios da Embaixada americana em Luanda, James Story.
James Story, que classificou a visita de “histórica e memorável”, adiantou que a mesma visa intensificar as relações bilaterais, promover a prosperidade comum e abrir novas oportunidades económicas, educacionais e culturais.
Falando na abertura da segunda edição da Feira dos EUA (US FAIR) 2024, realizada sob o lema “Construindo Pontes para o Futuro: Potencializando Oportunidades”, James Story destacou que as empresas americanas têm desempenhado um papel extraordinário em Angola, país que continua a ser um parceiro estratégico.
“Estamos a investir para fortalecer esta relação, construindo pontes para um futuro melhor, especialmente para a juventude”, afirmou, destacando, entre os marcos do fortalecimento económico, o recente acordo de 3,6 mil milhões de dólares, entre a Boeing e a TAAG, que reforça os laços comerciais e simboliza o compromisso das duas nações em trabalharem juntas.
Recordou também que os Estados Unidos estão a investir 40 milhões de dólares na modernização da Rádio Nacional de Angola, permitindo que 95 por cento da população tenha acesso à informação e à conectividade.
Salientou igualmente outras áreas de interesse que incluem o desenvolvimento de energia sustentável para zonas rurais, as soluções acessíveis de água potável e a melhoria da segurança da aviação.
No sector Social, o diplomata sublinhou que os EUA são o maior parceiro do sistema de saúde em Angola, apoiando programas de combate à malária e ao VIH/SIDA, enquanto, no domínio da educação, através do programa Education USA, os Estados Unidos oferecem orientação educativa para mais de 500 estudantes angolanos, anualmente.
Actualmente, mais de 600 estudantes angolanos frequentam instituições de ensino superior nos EUA.
A Feira dos EUA em Luanda proporciona informações detalhadas sobre oportunidades de estudo, intercâmbio, empresas americanas a operar em Angola e requisitos de vistos.