Angola e África do Sul assinam acordos de cooperação
Luanda - Angola e África do Sul assinaram hoje, quinta-feira, dois acordos nos domínios do Ensino Superior e da Cultura, testemunhado pelo Presidente da República, João Lourenço, e o seu homólogo da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no quadro da visita do estadista angolano aquele país.
O acordo no domínio do ensino superior tem em vista a promoção do intercâmbio de delegações constituídas por responsáveis para a partilha de conhecimentos sobre os respectivos sectores.
Visa também a promoção do intercâmbio de informações e publicações sobre o ensino superior, incentivo à cooperação e geminação das instituições e de formação.
Prevê igualmente a promoção da cooperação directa e de parcerias entre as instituições de ensino superior das partes, incluindo visitas de investigadores, especialistas, académicos e estudantes, tanto de licenciatura como de pós-graduação.
O memorando de entendimento no domínio da Cultura tem como principal objectivo implementar os compromissos assumidos pelos ministros da Arte e Cultura, da África do Sul e da Cultura de Angola.
As relações de cooperação entre Angola e África do Sul têm bases históricas e estratégicas sólidas, derivadas do apoio mútuo durante os períodos de luta pela independência e contra o apartheid.
Os dois países assinaram o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultura, em 1998, em Luanda.
Foram também assinados vários outros instrumentos jurídicos de cooperação entre os dois países, dos quais se destaca a criação da Comissão Bilateral de Cooperação no ano de 2000, que constitui um mecanismo diplomático de crucial importância que, nos últimos anos, tem sido o principal meio de interação, com a realização, alternadamente, em Luanda e Pretória, de quatro sessões, que permitiram a efectivação de acções de cooperação.