Presidente da República regressou ao país
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou este domingo ao país, depois da deslocação em missão de trabalho ao Uganda e Congo.
Na última etapa da viagem, João Lourenço encontrou-se, sábado, em Brazzaville, com o seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso, com quem abordou as relações históricas entre os dois países e a situação política no continente africano, em geral, com realce para a região dos Grandes Lago, e no mundo.
Antes, o Chefe de Estado deslocou-se a Kampala, Uganda, onde presidiu, no mesmo dia, os trabalhos da cimeira extraordinária da União Africana dedicada ao desenvolvimento da agricultura.
No discurso de encerramento, João Lourenço disse que houve uma grande unanimidade sobre as decisões tomadas na cimeira, que serão cruciais para a efectivação dos principais desígnios do encontro, nomeadamente a construção de sistemas agro-alimentares robustos, resilientes, inclusivos e sustentáveis.
Sobre a paz e segurança em África, o estadista deu especial destaque às questões ligadas ao aumento das acções terroristas e de extremismo violento e às mudanças constantes de governos democraticamente eleitos.
Reconheceu os esforços envidados até aqui para debelar este mal que aflige essencialmente uma parte do continente "não nos terão levado aos resultados desejados, de termos um continente onde a paz e segurança, a estabilidade das instituições do Estado, sejam o garante do desenvolvimento económico e social dos nossos países".
João Lourenço afirmou que, lamentavélmente, algumas destas más práticas "desviam-nos do objectivo central do nosso continente, o de promover o desenvolvimento, tendo como base propulsora a agricultura, tema que mereceu toda a nossa atenção".