Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente da República orienta embaixadores a defenderem o bom nome de Angola

Presidente da República, João Lourenço
Presidente da República, João Lourenço Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 18h05 13/01/2025 - Actualizado às 18h06 13/01/2025

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, orientou, esta segunda-feira, em Luanda, que os embaixadores angolanos devem defender o bom nome de Angola no exterior e contribuir para a atracção do investimento privado e do turismo para o país.

Nas breves palavras pronunciadas na cerimónia de empossamento de 13 embaixadores recentemente nomeados, João Lourenço disse confiar na capacidade dos empossados em “contribuírem para o reforço dos laços de amizade e de cooperação”, entre Angola e os países onde vão estar acreditados.

Sublinhou que decidiu fazer uma rotação de um número considerável de embaixadores para cumprir “o princípio de rotatividade, ao fim de um tempo que considerámos razoável, estimado em cerca de três a quatro anos”.

Salientou que, embora tivesse indicado alguns como embaixadores, que vão desempenhar a função pela primeira vez, “são poucos, na sua maioria, saem de um país para outro”, enfatizou.

Tomaram posse Ana Maria de Oliveira, para os Escritórios das Nações Unidas e demais Organismos Internacionais em Genebra (Suiça), Carlos Cruz de Lemos Sardinha (Cuba), Edgar Augusto Brandão Gaspar Martins (Reino da Bélgica e União Europeia), Fernando Miguel (Vietname), João Salvador dos Santos Neto (Turquia) e Joaquim do Espírito Santo (Gabão).

Foram igualmente empossados José Gonçalves Martins Patrício, para o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Mankento Sebastião Lopes (Egipto), Maria Cândida Pereira Teixeira (UNESCO), Mário de Azevedo Constantino (Kenya e representante Permanente junto dos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi), Nelson Manuel Cosme (Israel), Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen (China) e Syanga Kivuila Samuel Abílio (Coreia).

Assistiram a cerimónia a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e membros dos órgãos auxiliares do Presidente da República.

PUBLICIDADE