VISITA

João Lourenço e Emmanuel Macron vão abordar a cooperação bilateral

Presidente João Lourenço em Paris - Edições Novembro
Presidente João Lourenço em ParisImagem: Edições Novembro

16/01/2025 12h20

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, e o homólogo da França, Emmanuel Macron, encontram-se, esta quinta-feira, no Palácio do Eliseu, em Paris, naquele será o ponto alto da visita do Estadista angolano.

 No encontro entre os dois Presidentes, será avaliada a cooperação bilateral, que remonta ao ano de 1982, devendo, num segundo momento, João Lourenço e Emmanuel Macron encabeçarem as conversações oficiais entre as duas delegações, altura em que serão rubricados mais instrumentos jurídicos.

De acordo com a embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, em declarações à imprensa angolana, os sectores prioritários para a cooperação são a Educação, Ensino Superior, Agricultura e Desportos.

A diplomata destacou que, recentemente, ambos os países manifestaram interesse em expandir a relação bilateral para outras áreas, incluindo o domínio espacial.

Além disso, esclareceu que há um grande interesse de empresas francesas em explorar oportunidades de negócios no Corredor do Lobito, em Benguela.

Guilhermina Prata revelou, a propósito, ter recebido, na embaixada, quatro titulares de empresas, que estão a preparar projectos para investir em Angola, especificamente no Corredor do Lobito.

A embaixadora salientou que os empresários franceses reconhecem que, neste projecto ferroviário angolano, há um conjunto de valências que podem ser introduzidas, tanto no domínio da Agricultura como no sector Agro-Alimentar.

Ainda hoje, o Presidente João Lourenço desloca-se à sede da Assembleia Nacional francesa, para um encontro com a líder do Parlamento, Yaël Braun-Pivet, sendo que no período da noite vai participar num jantar, no Palácio do Eliseu, oferecido pelo Presidente Emmanuel Macron.

A agenda do Presidente da República para sexta-feira, segundo e último dia da visita de Estado a França, inclui a abordagem de questões de natureza económica.

João Lourenço vai intervir no Fórum Económico França-Angola, que servirá como uma oportunidade para explorar novas possibilidades de negócios e parcerias entre os dois países.

O Chefe de Estado também vai visitar empreendimentos franceses focados em objectivos económicos, como uma central de valorização energética de resíduos, e à Cidade das Ciências e da Indústria.



Mais lidas


Últimas notícias