CONDECORAçãO
Atribuída Ordem Nacional da Legião de Honra francesa ao Presidente João Lourenço
16/01/2025 21h53
Paris - O Presidente da República foi distinguido, pelo seu homólogo francês, Emmanuel Macron, com a Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta condecoração honorífica de França.
A distinção ocorreu no quadro da sua visita de Estado, de dois dias, a França, tendo o Presidente João Lourenço agradecido a surpresa de ter sido agraciado com a mais alta distinção do Estado francês, "algo que não constava do programa", frisou.
"O Presidente Emmanuel Macron fez-me esta agradável surpresa em agraciar-me com tão importante medalha do Estado francês", adiantou João Lourenço, enfatizando que tal facto "vem, sem sombra de dúvidas, dar a indicação da importância do reforço das relações de amizade e de cooperação entre os nossos dois países, Estados, entre os nossos povos".
A mais alta disntição do Estado francês foi instituída por Napoleão Bonaparte, a 20 de Maio de 1802, e distingue o mérito na expressão mais elevada e o reconhecimento máximo da nação francesa.
Honras no Palácio Nacional "Os Inválidos", em Paris
O primeiro acto da visita de Estado do Presidente João Lourenço à República Francesa realizou-se no Palácio Nacional “Os Inválidos”, na presença do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, onde recebeu honras protocolares, incluindo os Hinos Nacionais dos dois países, a revista das tropas em parada e um desfile militar.
A presença do Presidente Emmanuel Macron no Palácio “Os Inválidos” para acompanhar o Chefe de Estado angolano traduz "a alta importância e significado que as autoridades francesas atribuem a visita do Presidente de Angola", indicaram fontes que dominam tais cerimónias protocolares.
Visita ao Parlamento francês
Na tarde de quinta-feira, o Presidente João Lourenço visitou a sede da Assembleia Nacional francesa, onde manteve um encontro de cortesia com a Presidente do Parlamento, Yael Braun-Pivet, e tomou contacto com o funcionamento da instituição.
No final da visita, João Lourenço escreveu, no Livro de Honra, sentir-se honrado com a oportunidade que lhe foi oferecida "para visitar esta sede da Assembleia Nacional da República Francesa, de onde saio com excelente impressão sobre todo o trabalho realizado".
Reconheceu que o trabalho da instituição visa "garantir a continuidade dos valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade que prevalecem de forma sólida e consistente na sociedade francesa, e nos quais se inspiraram outros povos que seguiram um rumo similar ao vosso".
Jantar oficial
O Presidente angolano encontra-se em França para uma visita de Estado de dois dias e, na noite desta quinta-feira, foi agraciado com um jantar oficial, oferecido no Palácio de Élysée, pelo seu homólogo francês, Emmanuel Macron, acompanhados das Primeiras Damas, Ana Dias Lourenço e Brigitte Macron, respectivamente.
Abrilhantaram o jantar músicos angolanos e franceses, entre os quais C4 Pedro e Bonga, por Angola, e Charles Aznavour e Edit Piaf, pela França.
O evento reuniu entidades políticas e individualidades das artes e da cultura, dos negócios e uma representação da comunidade angolana residente em França.
Os convidados cumprimentaram os dois casais presidenciais, à entrada do salão onde decorreu o jantar.