Angola apresenta à União Africana acções prioritárias de energia e águas


Luanda - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, apresentou à comissária para a Área de Infra-estruturas e Energia da União Africana, Lerato Mataboge, os projectos prioritários que estão em curso ou programados, nomeadamente as interligações com os países vizinhos, como a RDC, Zâmbia e Namíbia.
De acordo com o JA online, Lerato Mataboge chefiou uma delegação composta por directores da Comissão responsável pela área de energia, na reunião com João Baptista Borges, na sexta-feira, em Luanda, para trocar informações sobre as tarefas atribuídas ao sector da Energia, num momento em que a União Africana está sob a presidência de Angola.
O ministro falou também sobre o aumento das capacidades de geração de energia eléctrica, bem como sobre a questão da descarbonização.
No fim do encontro, as duas entidades abordaram ainda o papel de Angola na preparação da Conferência Internacional de Energia, a decorrer em Novembro, em Luanda. O evento reunirá representantes de vários países para discutir questões relativas à energia no continente.
A conferência tem como objectivo geral alcançar acções mais eficientes, coerentes e coordenadas para promover o acesso à energia e o desenvolvimento do sector em África, além de acelerar o progresso por meio do diálogo entre os diferentes intervenientes e fomentar o estabelecimento de parcerias para atrair investimento para o sector Energético no continente.