Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente da República trabalha na província da Lunda-Sul

Presidente da República na Lunda-Sul
Presidente da República na Lunda-Sul Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h20 24/03/2025 - Actualizado às 11h20 24/03/2025

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, está já em Saurimo, desde a manhá desta segunda-feira, para um visita de trabalho de dois dias à província da Lunda-Sul, durante a qual vai orientar a reunião do Conselho de Governação Local.

A sua chegada, o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas do governador local, Daniel Felix Neto, de membros do Executivo e de responsáveis da província.

Segundo a Angop, a Sessão do Conselho de Governação Local, a ser orientado pelo Titular do Poder Executivo, que vai avaliar o andamento da construção de infraestruturas em todo o país, conta com a participação, pela primeira vez, de 21 governadores, em resultado das três novas províncias surgidas da divisão política-administrativa, designadamente, Icolo e Bengo, Moxico Leste e Cuando.

A agenda da visita inscreve a inauguração da circular rodoviária de Saurimo, bem como as obras de construção do Polo Universitário Lueji A´Konde.

O regresso do Presidente da República a Luanda está previsto para o princípio da tarde de terça-feira.

O Conselho de Governação Local é um órgão colegial auxiliar do Presidente da República, responsável pela formulação e acompanhamento da execução das políticas de governação da Administração do Estado a nível local.

Compete ainda a este órgão apreciar questões relativas à organização político-administrativo do Estado, acompanhar a implementação de projectos estratégicos desenvolvidos localmente, e apreciar propostas de orçamento e planos anuais dos governos provinciais.

São igualmente suas atribuições propor medidas de concertação entre os órgãos da Administração Central e Local do Estado, acompanhar a execução de políticas de combate às assimetrias regionais, o processo de implementação das Autarquias Locais e apreciar as medidas no domínio da reforma do Estado com influência na governação local. 

O Conselho é presidido pelo Chefe de Estado e integra a Vice-Presidente da República, ministros de Estado, ministros, governadores provinciais, Secretários do Presidente, entre outras individualidades que podem ser convidadas a participar nas reuniões.

 

PUBLICIDADE