Angola e Panamá abordam reforço da cooperação bilateral


Luanda - Uma delegação multissectorial, encabeçada pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidade Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, está desde segunda-feira, no Panamá, para discutir o reforço da cooperação nos mais diversos domínios, anuncia o JA Online.
A agenda da visita de cinco dias, prevê um encontro bilateral no Ministério das Relações Exteriores do Panamá, e com menores angolanos sob a protecção especial na Aldeia SOS, bem como uma visita à sede da PROPANAMÁ, instituição que desenvolve e implementa estratégias para atrair investimento e promover as exportações que contribuam para o desenvolvimento económico e social do Panamá.
Angola e o Panamá assinaram, no ano passado, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, um Acordo Geral de Cooperação Científica, Técnica, Educativa e Cultural.
O Acordo, rubricado pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o homólogo do Panamá, Javier Martinez-Acha, tem por objectivo criar as bases gerais para a promoção da cooperação técnica entre as partes, de acordo com as leis aplicáveis nos dois países.
Válido por cinco anos, o Acordo é renovável automaticamente por iguais e sucessivos períodos, salvo se uma das partes manifestar a intenção de o renunciar, devendo fazê-lo por escrito, com, pelo menos, seis meses de antecedência, por via diplomática.
O Panamá é um país da América Central situado no istmo que liga as Américas do Norte e do Sul e tem a segunda maior economia da região.No seu território, encontra-se o Canal do Panamá, uma via navegável artificial que liga os oceanos Atlântico e Pacífico e que constitui uma importante fonte de lucros para este país.