Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente da República rende homenagem ao general "Xietu"

Presidente da República cumprimenta familiares do general João Luís Neto
Presidente da República cumprimenta familiares do general João Luís Neto Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h35 01/04/2025 - Actualizado às 12h14 01/04/2025

Luanda - O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, rendeu, esta terça-feira, homenagem ao general de exército João Luís Neto "Xietu", falecido na última quarta-feira, em Luanda, por doença.

Acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o Presidente da República depositou uma coroa flores junto a urna do falecido, cumprimentou os familiares e assinou o livro de condolências, exposto no quartel do exército, onde decorreram as cerimónias fúnebres.

Os restos mortais do falecido foram a sepultar no cemitério Alto das Cruzes, em Luanda.

Numa mensagem de condolências enviada à família, na última quinta-feira, João Lourenço expressou que a pátria angolana perdeu um dos seus melhores filhos, e manifestou imensa tristeza e consternação pelo falecimento de João Luís Neto "Xietu".

"É com pesar que continuamos a ver partir alguns dos mais valorosos nacionalistas e lutadores pela Independência e liberdade do Povo angolano", escreveu João Lourenço, na mensagem de condolências.

O falecido nasceu em Icolo e Bengo, a 08 de Fevereiro de 1944, tendo sido um dos mais destacados guerrilheiros do MPLA e combatido em várias frentes da luta de libertação.

Em 1968, já era comandante de zona e, mais tarde, chefe do Estado-Maior da Frente Leste, tendo assinado, a 01 de Agosto de 1974, a acta de proclamação da FAPLA, tornando-se no seu primeiro chefe do Estado-Maior Geral.

Participou nas negociações dos Acordos de Alvor, em 1975, ao lado do Presidente Agostinho Neto.

PUBLICIDADE