Novo embaixador angolano no Vietname apresenta cartas credenciais


Luanda - O novo embaixador de Angola na República Socialista do Vietname, Fernando Miguel, apresentou, quinta-feira, as cartas credenciais ao Presidente vietnamita, Luong Cuong, durante uma cerimónia oficial realizada no Palácio Presidencial, em Hanói.
A ocasião marca um passo significativo no reforço das relações bilaterais entre os dois países, que este ano celebram o 50.º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos, oficializados a 12 de Novembro de 1975.
Durante a audiência que se seguiu à cerimónia, o diplomata angolano transmitiu votos de saúde, paz e progresso contínuo do Presidente João Lourenço ao seu homólogo vietnamita e ao povo daquele país asiático.
Na ocasião, reafirmou o desejo do Governo angolano de aprofundar as históricas relações de amizade e solidariedade, que remontam à visita do saudoso Presidente António Agostinho Neto ao Vietname, em 1971, no auge da luta pela independência nacional.
Fernando Miguel destacou ainda a necessidade de reforçar a cooperação nos domínios da saúde, educação e agricultura, com a intenção de expandi-la para sectores estratégicos como o turismo, tecnologias, energias renováveis, recursos minerais, petróleo e gás, aquicultura, infra-estruturas e captação de investimentos.
Enfatizou também a importância da promoção do Projecto do Corredor do Lobito, como uma iniciativa crucial para tornar Angola num ponto logístico estratégico na África Austral. Referiu, igualmente, a relevância da mobilização de financiamento externo e parcerias público-privadas para garantir a operacionalização eficiente do corredor.
Por sua vez, o Presidente Luong Cuong agradeceu pela mensagem do Chefe de Estado angolano, e deu as boas-vindas ao novo diplomata e desejou-lhe êxitos no desempenho das suas funções.
O estadista vietnamita expressou o desejo de aprofundar as relações bilaterais e reconheceu o papel estratégico de Angola na região e no continente africano, sugerindo que o país possa servir como uma plataforma de ligação entre o Vietname e o restante continente africano.