Política

Política


PUBLICIDADE

PR João Lourenço aborda assuntos de interesse comum com homólogo gabonês

Presidentes de Angola (à dir.) e do Gabão (à esq.)
Presidentes de Angola (à dir.) e do Gabão (à esq.) Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 08h20 26/04/2025 - Actualizado às 20h41 26/04/2025

Roma - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, abordou nesta sexta-feira, em Roma, Itália, com o seu homólogo do Gabão, Brice Clotaire Oligui Nguema, questões de interesse comum, no quadro das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Os dois estadistas estão em Roma para assistir, este sábado, o funeral do Papa Francisco, falecido por doença aos 88 anos de idade, na passada segunda-feira.

Brice Clotaire Oligui Nguem foi confirmado no cargo, esta quinta-feira, por decisão do Tribunal Constitucional do Gabão, após vencer as eleições presidenciais realizadas a 12 do corrente mês, com 94,85% dos votos. 

A cerimónia de tomada de  posse está marcada para o dia 3 de Maio do corrente ano, dando início a um mandato de sete anos, indica um despacho da ANGOP.

Durante sua campanha, prometeu diversificar a economia do Gabão, actualmente dependente do petróleo, com investimentos nos sectores de agricultura, indústria e turismo.

A base formal da parceria entre os dois países é o Acordo Geral de Cooperação, complementado pela criação da Comissão Mista Bilateral em janeiro de 1982.

Esses instrumentos visam promover a colaboração em sectores como agricultura, petróleo e minas, transportes marítimos, indústria, comércio, educação, cultura, saúde, juventude e desportos.

Além disso, em dezembro de 2022, foram assinados acordos específicos para a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, bem como para consultas políticas regulares, durante uma visita do Presidente João Lourenço a Libreville.

Angola e Gabão são membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), organização que busca promover a integração económica e a estabilidade política na região.

Ambos os países participam da Comissão do Golfo da Guiné, que visa fortalecer a cooperação e a segurança marítima entre os países costeiros da África Central e Ocidental. 

PUBLICIDADE