Angola e Egipto abordam cooperação


Cairo - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se, este domingo, no Cairo, com o seu homólogo do Egipto, Badr Ahmed Mohamed Abdelatty, no quadro da visita oficial do Presidente angolano, João Lourenço, de 28 a 30 do corrente mês.
No encontro, Téte António e Badr Ahmed Mohamed Abdelatty balancearam as relações entre os dois países e o analisaram o estado da cooperação, reconhecendo a necessidade do seu incremento, sobretudo nos domínios da economia, comércio, saúde, educação, formação técnica e profissional, petróleo e gás, finanças, agricultura e pesca.
Um comunicado de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores adianta que os dois países estão a trabalhar na preparação da primeira sessão da Comissão Bilateral, que vai avaliar a cooperação existente entre Angola e o Egipto e identificar novas áreas de intercâmbio.
Os dois países têm actualmente cerca de 20 acordos assinados, com realce para o Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica, os memorandos de entendimento sobre Segurança e Ordem Pública e sobre Assistência Técnica para Exploração de Águas Subterrâneas, assim como os acordos Bilateral no domínio da Defesa e sobre Supressão de Vistos em Passaportes Diplomáticos e de Serviço.
Os Ministros Téte António e Badr Ahmed Mohamed Abdelatty abordaram aspectos relacionados com a paz e segurança na região dos Grandes Lagos, especialmente os conflitos que persistem entre o Rwanda e a RDC, assim como a instabilidade no Sudão, Somália e Sudão do Sul.
Comprometeram-se em continuar a trabalhar conjuntamente, no seio da União Africana, para cumprir a Agenda 2063, bem como encontrar soluções inovadoras que contribuirão para o desenvolvimento do continente.
Enfatizaram a importância de recuperar a História Africana, incluindo a do Egipto, no quadro do lema adoptado pela Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização continental para 2025/2026 "Justiça para os Africanos e Afrodescendentes por meio de Reparações”.
Reconheceram a necessidade de apoio mútuo nas candidaturas aos postos no sistema internacional e concordaram em realizar consultas periódicas sobre as agendas regional, continental e internacional.
Angola e Egipto têm relações de amizade e da cooperação formalizadas desde Fevereiro de 1976, com a abertura das respectivas embaixadas, em Luanda e em Cairo.