HOMENAGEM
Presidente da República rende homenagem ao general "Xietu"

01/04/2025 11h35
Luanda - O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, rendeu, esta terça-feira, homenagem ao general de exército João Luís Neto "Xietu", falecido na última quarta-feira, em Luanda, por doença.
Acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o Presidente da República depositou uma coroa flores junto a urna do falecido, cumprimentou os familiares e assinou o livro de condolências, exposto no quartel do exército, onde decorreram as cerimónias fúnebres.
Os restos mortais do falecido foram a sepultar no cemitério Alto das Cruzes, em Luanda.
Numa mensagem de condolências enviada à família, na última quinta-feira, João Lourenço expressou que a pátria angolana perdeu um dos seus melhores filhos, e manifestou imensa tristeza e consternação pelo falecimento de João Luís Neto "Xietu".
"É com pesar que continuamos a ver partir alguns dos mais valorosos nacionalistas e lutadores pela Independência e liberdade do Povo angolano", escreveu João Lourenço, na mensagem de condolências.
O falecido nasceu em Icolo e Bengo, a 08 de Fevereiro de 1944, tendo sido um dos mais destacados guerrilheiros do MPLA e combatido em várias frentes da luta de libertação.
Em 1968, já era comandante de zona e, mais tarde, chefe do Estado-Maior da Frente Leste, tendo assinado, a 01 de Agosto de 1974, a acta de proclamação da FAPLA, tornando-se no seu primeiro chefe do Estado-Maior Geral.
Participou nas negociações dos Acordos de Alvor, em 1975, ao lado do Presidente Agostinho Neto.