Entrevista com Mell Chaves: "Sou uma pessoa simples, o que vêem na TV e nas redes sociais é o que eu sou"


Mell Chaves é uma conversadora nata, como ela mesma se define no blog que iniciou recentemente no Giranotícias. E conversar significa, especialmente no caso dela, conectar-se a outras histórias, partilhar experiências e gerar empatia. Qualidades que, além de exercitar no seu dia-a-dia profissional, como empresária e consultora de imagem e comunicação, agora ela vai levar também para o “Conversas com Mell”, novo programa da TV Girassol que estreia nesta sexta-feira, dia 29 de Setembro, às 21h.
Nesta entrevista exclusiva ao Giranotícias, ela fala sobre o programa, que vai debater temas do universo feminino, e destaca o carácter multiplataforma como um dos diferenciais da atracção. “O nosso programa é multiplataforma. Na televisão, estamos na ZAP, na TV Cabo e na DSTV, e com o digital podemos chegar a qualquer parte do mundo”, afirma Mell.
Na TV, os espectadores podem esperar de Mell Chaves a mesma espontaneidade e carisma que marcam a sua actuação nas redes sociais, que contam no total com cerca de 785 mil seguidores. “Eu faço tudo de uma forma autêntica, com muita verdade. Sou uma pessoa simples, o que vêem na TV e nas redes sociais é o que eu sou”, diz.
Confira a seguir os principais trechos da entrevista com Mell Chaves.
O “Conversas como Mell” vem para dar voz, compartilhar histórias e inspirar as mulheres. Você pode contar melhor como é o programa?
O “Conversas com Mell” é um encontro de mulheres que falam sobre temas que atingem várias mulheres – se não for de uma forma mais específica, nós conhecemos alguém que está a passar por aquilo. É sempre bom ouvirmos como outras pessoas lidam com certas situações. O objectivo é ampliar o alcance desses temas para fazer com que pessoas que eventualmente se sintam perdidas vejam que não estão sozinhas, que passamos pelos mesmos dramas, ansiedades e também felicidades. Isso quando conversamos com pessoas que tenham vivenciado os assuntos discutidos, mas também haverá sempre uma abordagem mais profissional, com a participação de especialistas nos assuntos debatidos.
Você interage bastante com os seguidores nas suas redes sociais. Qual a importância dos canais digitais para facilitar a comunicação entre o público e o programa?
O objectivo é exactamente este, pois as redes sociais conseguem fazer-nos atravessar fronteiras. O nosso programa é multiplataforma. Na televisão, estamos na ZAP, na TV Cabo e na DSTV, e com o digital poderemos chegar a qualquer parte do mundo.
As redes sociais também possibilitam conhecer a opinião, dúvidas e questões das mulheres, o que certamente enriquece o conteúdo do programa, não?
As dúvidas das mulheres em Angola também podem ser as mesmas na Polónia, no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos. Existem pessoas que me acompanham em diversas partes do mundo. Então vamos criar essa proximidade. Às vezes é só uma mensagem. Eu gravo muitos áudios para minhas seguidoras, faço vídeos, elas ficam felizes quando isso acontece. Agora, em vez de elas lerem as mensagens escritas, também vão assistir a esses mesmos temas serem partilhados no programa. Este, aliás, é um ponto que vai nos diferenciar de qualquer outro programa dirigido ao público feminino em Angola: vamos estar na televisão, no YouTube, nas redes sociais, no Giranotícias. Por falar no portal, também temos um blog. Nesse espaço, abordo temas que às vezes podem estar relacionados ao programa, outras vezes não, haverá pensamentos meus e temas que as seguidoras me trazem.
Qual o papel do blog dentro de todo o projecto “Conversas com Mell”?
O nosso objectivo é reforçar a interacção com quem nos acompanha. O blog acaba por ter um toque muito especial meu, porque sou eu a falar. No programa, tenho um papel de entrevistadora, embora eu dê ali algumas opiniões, porque isso também faz parte de mim, pois falo imenso e gosto de comunicar, mas deixo sempre os nossos convidados falarem mais. Já no blog sou eu a falar directamente com quem nos acompanha.
Você é uma comunicadora, empresária e tem uma presença digital intensa. Como se sente sabendo que, por meio de sua actuação, você é capaz de influenciar positivamente outras mulheres?
Eu faço tudo de uma forma autêntica, com muita verdade. Sou uma pessoa simples, o que vêem na TV e nas redes sociais é o que eu sou. Alguns dias estou muito preparada e maquiada, em outros estou completamente à vontade, sem maquiagem. Vou às lojas, interajo com as pessoas. Quando recebo um feedback, fico emocionada porque muitas das vezes não tenho a noção do impacto que um gesto, uma palavra dita dentro da minha rotina normal, daquilo que eu sou, pode causar na vida de outras pessoas. E isso deixa-me sensibilizada e também traz uma responsabilidade.
LEIA TAMBÉM
Novo programa da Rede Girassol, "Conversas com Mell" estreia dia 29 de setembro
Bem-vindas ao blog Conversas com Mell!