Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto será inaugurado sexta-feira
Luanda – O Aeroporto Internacional Dr .António Agostinho Neto, com uma estrutura multidimensional, uma capacidade de operacionalizar pelo menos cinco mil passageiros, e que vai processar mais de 130 mil toneladas, será inaugurado sexta-feira.
Situado a 42 quilómetros de Luanda, capital do país, numa aérea de 75 quilómetros quadrados, tem duas pistas que permitem a realização de operações mistas independentes, em condições de visibilidade reduzida e tectos (nuvens) baixos.
O novo aeroporto foi construído para responder ao fluxo de chegadas e partidas de voos, dentro de uma faixa horária estreita, tipicamente entre 1 a 2 horas, vindos de toda parte do mundo, onde os passageiros e as mercadorias são distribuídos para respectivos destinos, de forma célere e eficaz, por meios das múltiplas conexões.
Concorrem para esse desiderato (a operacionalidade de um hub), o reduzido tempo de transferência que deve estar entre uma a duas horas, o conforto e a segurança dos trâmites das transferências.
Neste particular, o aeroporto está assegurado pela modernidade tecnológica e os equipamentos de última geração, assim como a facilidade dos acessos, rede hoteleira, sistema de transporte rodoviário e ferroviário, com um comboio Express que vai circular uma linha férrea de 56 quilómetros entre o aeroporto e baixa da cidade de Luanda.
Possui um conjunto de infra-estruturas aeroportuárias, onde se destaca um edifício presidencial, um centro de controlo integrado que processa toda a informação do aeroporto, uma sala de crise, centro de controlo regional que monitora o tráfego do país.
Conta também com um edifício para o operador da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA), um terminal de combustível (19 mil 200 metros cúbicos), uma torre de controlo, com 25 andares, e um radar que controla o tráfego aéreo a 400 milhas, bem como, para facilitar assegurar a navegação aérea, o aeroporto conta com um radar meteorológico que controla a meteorológica a cerca de 400 quilómetros.
O novo aeroporto conta com um parque de estacionamento com capacidade para mil 650 viaturas, bem como zonas reservadas para autocarros e táxis.
A infra-estrutura aeroportuária conta com 31 mangas (ramal de acesso às aeronaves) que servem os referidos terminais. A zona do Check-in tem seis ilhas para 94 balcões, sendo 62 para o serviço internacional e 32 para o doméstico.
Ainda no quadro da fluidez dos passageiros, o Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), na zona internacional, possui 36 balcões, sendo 10 para passaporte electrónico, bem como 14 balcões para atender o segmento dos passageiros domésticos.
Neste particular, os passageiros domésticos e internacionais, acompanhados com as respectivas bagagens, beneficiam do serviço interno de transferência, sem que para o efeito saiam do interior do aeroporto.
O aeroporto tem um terminal de carga, com a capacidade de processar e armazenar 130 mil toneladas por ano, quer para cargas leves e simples, quer frescos (câmaras frigoríficas para sólidos frescos e flores) e cargas explosivas e radioactivas, inclusive para as mercadorias de trânsito.
No sistema aduaneiro, montado no armazém central, o passageiro poderá retirar ou transferir a sua mercadoria nacional ou internacional, num período inferior a uma hora, após o desembarque.
O Aeroporto Dr.António Agostinho Neto terá ao serviço dos passageiros dois hotéis, sendo um de 53 quartos, localizado no interior do recinto aeroportuário, já em fase avançada da sua conclusão, faltando os acabamentos e o apetrechamento.
No exterior do recinto aeroportuário, num raio de um quilómetro, existem duas unidades hoteleiras de referência, cada uma delas com mais de 20 quartos.
A nível da restauração, conta com sete “lounges” (salas vips), 10 espaços para restaurantes e cafés e uma aérea de mil 825 metros quadrados para Duty Free Shop.
Para operacionalizar o aeroporto deverão ser contratados mais 557 técnicos, dos quais 175, numa primeira fase, 257 para a segunda fase, e 125 para a terceira fase.