Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Reinaugurado Hospital Geral do Luau

Reinaugurado hospital geral do Luau
Reinaugurado hospital geral do Luau Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h09 17/12/2023 - Actualizado às 13h09 17/12/2023

Luanda - O Hospital Geral do Luau, na província do Moxico, com capacidade para 100 camas e vários serviços especializados, após ter beneficiado de obras de reabilitação e ampliação, foi reinaugurado sábado, pela ministra da saúde, Sílvia Lutucuta,

 Reabilitado no âmbito do Plano Integrado e de Intervenção dos Municípios (PIIM), após ter sido destruído por fortes chuvas em Outubro de 2020, o hospital vai prestar de cuidados primários de saúde e de média complexidade, reduzindo, assim, a transferência de doentes para o Luena e a República Democrática do Congo (RDC).

O hospital, para além de atender a população local, vai prestar assistência médica e medicamentosa aos habitantes das localidades limítrofes com a Zâmbia e RDC.

Numa primeira fase, vai prestar serviços de Estomatologia, Ginecologia, Obstetrícia de média complexidade, Neonatologia, cuidados intensivos neonatais e adultos, Oftalmologia e Ortopedia.

A unidade hospitalar conta com um laboratório, hemoterapia, imagiologia (Raio-X) convencional e ecógrafos, fisioterapia esterilização, farmácia, lavandaria, cozinha, refeitório, morgue, incineradora, fábrica de oxigénio e outros serviços de apoio.

Para assegurar o pleno funcionamento dos serviços, o novo edifício vai ser reforçado com mais 200 profissionais, perfazendo um total de 361, sendo 25 médicos, 158 enfermeiros, 90 técnicos de diagnóstico e terapêutica, 36 técnicos de apoio hospitalar, 51 do regime geral e um assistente social.

A ministra da Saúde agradeceu o "empenho pessoal” do Presidente João Lourenço, realçando que depois de ter informações da destruição do antigo hospital, orientou o Executivo para proceder à reabilitação, ampliação e modernização do hospital.

Afirmou que esta iniciativa demonstra, mais uma vez, "a vontade do Executivo na resolução dos problemas do povo”. Felicitou o empenho do Governo do Moxico nas acções de melhoria dos serviços de Saúde e do seu envolvimento activo no processo de construção do hospital.

Recomendou a criação de uma equipa forte de gestão de saúde, visando uma boa planificação, implementação de acções assertivas, monitorização dos indicadores e contribuir para o alcance dos resultados do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis.


 

PUBLICIDADE