Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Ministro da cultura anuncia recuperação de monumentos históricos

Ministro da cultura anuncia recuperação de monumentos históricos
Ministro da cultura anuncia recuperação de monumentos históricos Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h02 30/12/2023 - Actualizado às 10h04 30/12/2023

Luanda - Os monumentos “Mbanza dos Ngola” e “Mukulo Angola”, na província de Malanje, locais onde se encontram os túmulos dos Rei Ngola Kiluange kia Samba e da Rainha Nzinga Mbandi, serão reconstruídos a partir de 2024, segundo o ministério da Cultura e Turismo, Filipe Zau.

Ao se debruçar sobre as prespectivas do sector para o próximo ano 2024, na cerimónia de cumprimentos de fim-de ano, Filipe Zau informou que já foi aprovado o projecto para a reconstrução, em Mbanza Congo, do monumento do antigo reino do Congo.

O ministro realçou que, no âmbito da recuperação de monumentos, a capital do país, Luanda, também é uma das cidades comtempladas, e que o Ministério da Cultura e Turismo está a desenvolver estudos para a edificação do Museu da Resistência.

O governante fez saber ainda que, entre as Acções previstas para 2024, consta o início de estudos com um especialista da UNESCO, para tornar o “Semba” em Património Cultural da Humanidade.

Ainda na senda dos projectos culturais previstos, o governante apontou o começo das obras de construção de uma nova biblioteca nacional e o pagamento para a restauração da Fortaleza de São Francisco do Penedo, que será o futuro Museu da Luta de Libertação Nacional.

Filipe Zau aproveitou a ocasião para anunciar que “dentro de dias, será inaugurado um centro cultural de excelência, na cidade do Huambo, conquista alcançada devido a um compromisso sério de trabalho que contou com o empenho de todos”.

O ministro assegurou que em 2024, o MINCULTUR prevê continuar a poiar a cooperação entre a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) e a Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA), visando uma maior empregabilidade dos fazedores de artes culturais.

PUBLICIDADE