CULTURA
Arquivo Nacional expõe artesanato angolano recuperado no exterior
09/01/2024 05h57
Luanda - Pelo menos cem peças e artefactos artesanais angolanos recuperados no exterior do país estão expostos desde segunda-feira, 08 de Janeiro, no Arquivo Nacional de Angola, em Luanda.
As peças, recuperadas no exterior, onde se encontravam "ilegalmente", estarão expostas até ao dia 17 de Janeiro, no âmbito do Dia da Cultura Nacional assinalado segunda-feira, em todo país.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, que visitou a exposição, destacou a importância dos artefactos recuperados, tendo dito a imprensa que se trata de um acervo que, com a ajuda das missões diplomáticas de Angola no exterior, voltaram ao nosso país.
"Representam pouco mais de 100 peças que saíram de forma ilegal para locais onde não deveriam estar e hoje estamos a fazer todo um esforço de recuperar essas peças", no âmbito das recomendações da UNESCO, que aconselha as antigas potenciais coloniais a devolverem o acervo cultural das ex-colónias, sublinhou Filipe Zau.
Na ocasião, o ministro disse que Angola possui ainda várias outras peças artesanais no exterior e que o país desenvolve uma diplomacia cultural para a recuperação das mesmas, "porque devem fazer parte" do acervo museológico de Angola, para estudos e pesquisas.