Hospital Geral do Sumbe será inagurado este ano


Sumbe - O Hospital Geral do Cuanza-Sul, localizado na cidade do Sumbe, será inaugurado no segundo semestre do ano em curso, anunciou no último fim de semana a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A governante deu esta garantia após ter constatado o andamento das obras da unidade sanitária, com o objectivo de inteirar sobre os constrangimentos que condicionam a inauguração que tem que ver com a falta de água.
"Vimos constatar no terreno o andamento das obras do novo hospital e saímos daqui com uma boa impressão. As principais infra-estruturas estão concluídas e decorre no momento a instalação dos equipamentos”, disse à imprensa.
Segundo a ministra, o fornecimento de água ao novo hospital é o principal problema, mas assegurou estar a ser resolvido por uma Comissão Interministerial constituída pelos sectores da Saúde, Energia e Águas e do Governo Provincial do Cuanza-Sul.
Sílvia Lutucuta afirmou que os três sectores trabalham para que, no prazo de seis meses, a obra do hospital seja concluída.
"Tomamos boa nota junto do empreiteiro e da empresa de águas da província, sobre o fornecimento de água ao novo hospital, e acreditamos que teremos este problema resolvido no prazo previsto”, sublinhou, acrescentando que a execução da obra decorre para garantir o funcionamento do sistema de drenagem das águas residuais, pluviais e a conclusão do Serviço de Hemodiálise.
O Hospital Geral do Cuanza-Sul está a ser construído numa superfície de seis hectares, com capacidade para 200 camas, num financiamento do Ministério da Saúde orçado em 63 milhões e 180 mil dólares.
A nova unidade hospitalar terá uma área para o internamento, Banco Urgência, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Bloco Operatório, Maternidade, Imagiologia, Hemodiálise, Morgue, Serviços Gerais e Laboratórios.
Durante a sua estada no Cuanza Sul, a ministra visitou o Centro de Saúde da Centralidade da Quibala.