Carlos Yoba é o novo reitor da UNIA
Luanda - O Académico Carlos Yoba, foi empossado na passada sexta-feira, em Luanda, como novo reitor da Universidade Independente de Angola (UNIA), cargo que o habilita a dirigir os destinos da instituição superior nos próximos anos.
Na mesma cerimónia, tomaram igualmente posse a vice-reitora para os Assuntos Académicos e Vida Estudantil, Carla Barbosa, e o vice-reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação, Jesus Baptista.
Ao tomar a palavra, o actual reitor declarou a imprensa que constam das metas a activação dos cursos de mestrado, a projecção numa primeira fase de um doutoramento, e assegurar o pleno funcionamento das distintas faculdades que compõem a instituição de ensino.
Carlos Yoba está ciente os desafios que tem pela frente, enfatizando que a prioridade "é olhar as metas que o país tem neste domínio e também da instituição".
Por seu lado, o patrono da UNIA, Elias Chimuco, destacou os desafios e apelou à estreita colaboração e aproveitamento dos quadros daquela Universidade Privada do país.
"Pretendemos ter uma universidade aberta ao mundo e à inovação, responsável e inclusiva, com a participação de toda comunidade académica e o envolvimento da sociedade em geral", ressaltou.
O Também Presidente do Conselho de Administração do Desenvolvimento do Ensino em Angola (DEA), afirmou que para o ano 2024-2025 existem mil bolsas de estudo para as famílias que se encontram em condições de vulnerabilidade.
A Universidade Independente de Angola, Criada em 2004, tem actualmente opções como licenciaturas, mestrados e pós-graduação profissional.