Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Mais de um milhão de fiéis esperados na peregrinação à Nossa Senhora da Muxima

Peregrinação à Muxima
Peregrinação à Muxima Imagens: jornaldeangola.ao

Cristovina Bunga

Publicado às 13h33 16/07/2024 - Actualizado às 13h43 16/07/2024

Luanda - Mais de um milhão de fiéis, entre nacionais e estrangeiros, deverão participar na peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Muxima, no município da Quiçama, província de Luanda, a ter lugar de 29 de Agosto a 01 de Setembro do corrente ano. 

Os dados foram avançados à imprensa, nesta segunda-feira, pelo bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, no final de uma audiência com o governador de Luanda, Manuel Homem, tendo adiantado a introdução do lançamento de fogos-de-artifício para este ano.

"Este ano queremos introduzir os fogos-de-artifício, uma forma de começarmos a mostrar, também, à população, que a peregrinação, além da dimensão religiosa, tem ainda uma vertente turística, que gostaríamos de promover”, sublinhou.

No encontro foi abordada também a possibilidade de transformar o local da peregrinação em fonte de rendimento.

Dom Emílio Sumbelelo deu a conhecer que os peregrinos começam a chegar à vila da Muxima no dia 29 de Agosto, para o início das catequeses e das celebrações religiosas. No dia 31 de Agosto será feita a abertura oficial da missa da peregrinação.

O Bispo garantiu que este ano será dada continuidade da romaria passada, com saída da imagem peregrina pelas dioceses próximas à Arquidiocese de Luanda, passando por Caxito e Viana, antes de seguir da ponte da Cabala até à vila da Muxima, com escolta da Capitania.

Recorde-se que a edição 2023 da peregrinação, também considerada como caminhada de fé, contou com mais de dois milhões e meio de peregrinos vindos de várias províncias do País e do estrangeiro.

A marcha decorreu sob o lema:“Com Maria, amemos e protejamos as crianças”.

PUBLICIDADE