Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Sinprof disponível em continuar a valorizar a classe

Professor leccionando
Professor leccionando Imagens: correiokianda.info

Cristovina Bunga

Publicado às 14h01 16/07/2024 - Actualizado às 14h01 16/07/2024

Luanda - O Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) manifesta-se disponível em continuar a trabalhar por uma educação pública mais inclusiva e maior valorização da classe, anunciou segunda-feira, na província de Cabinda, o seu presidente, Guilherme Silva.

Esta posição foi manifestada durante a celebração do vigésimo oitavo aniversário do SINPROF, tendo acrescentado que o Sindicato ajudou a efectuar as maiores reformas no sector, apesar de serem muitos os desafios que tem pela frente.

O sindicalista manifestou a sua satisfação com o engajamento demonstrado pelas três centrais sindicais que trabalham em prol da reivindicação dos seus direitos junto do governo provincial.

"Os professores provaram, mais uma vez, ao longo das últimas reivindicações feitas pelo sindicato, que fazem parte de uma das classes mais inconformadas entre os trabalhadores angolanos. Por isso, reconhecemos que os professores foram os que mais bravura demonstraram nesta luta”, referiu.

Porém, lamentou o facto do Ministério da Educação estar a perder muitos docentes, que acabam por abraçar outras carreiras profissionais, especialmente numa altura em que a necessidade de bons quadros para o sector ainda é grande.

No acto central das festividades do vigésimo oitavo aniversário do SINPROF, assinalado no sábado último, participaram, além de membros do governo da província de Cabinda, representantes sindicais provenientes do Zaire, Bié, Huambo, Benguela, Cuando Cubango, Huíla, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Moxico e Namibe.

PUBLICIDADE