Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Alunos angolanos medalhados nas Olimpíada de Matemática Copernicus

Alunos angolanos medalhados nos EUA
Alunos angolanos medalhados nos EUA Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 13h16 19/07/2024 - Actualizado às 13h22 19/07/2024

Luanda - Uma delegação de 48 dos alunos angolanos de distintas escolas arrecadou três medalhas de prata e três de bronze, fruto da sua capacidade intelectual, na quinta Olimpíada de Matemática Copernicus, realizada na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América.

Chefiada pelo director do Complexo Escolar Privado Internacional, Terence de Almeida, a delegação foi recebida pela cônsul-geral de Angola em Nova Yorque, Augusta Mangueira, acompanhada do representante permanente angolano nas Nações Unidas, embaixador Francisco da Cruz, na última quarta-feira.

Augusta Mangueira manifestou alegria, orgulho e reconhecimento pelo esforço e dedicação dos professores e alunos participantes na olimpíada, que compreendeu duas etapas de competição internacional, nomeadamente a "Rodada Preliminar" e a "Rodada Global".

Adiantou que o país precisa de jovens que possuam capacidade de solucionar problemas complexos e tragam inovação, salientando ser importante lembrar que na vida a competição não é apenas sobre vitórias e medalhas, mas sobre crescimento pessoal e conexões duradouras.

A competição, que decorreu de 14 a 18 do corrente mês, deu oportunidade aos alunos angolanos para interagir com outros concorrentes oriundos dos Estados Unidos da América, Brasil, Portugal, entre outros países, com quem partilharam conhecimentos, experiências e perspectivas futuras.

A Olimpíada Copernicus é uma prestigiada competição internacional aberta para alunos da terceira à decima segunda classes, no domínio da matemática, que visa promover o desafio e desenvolver as
habilidades, inspiradas no raciocínio lógico e criativo dos participantes.

PUBLICIDADE