Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Asfaltagem da estrada Mbanza Kongo-Nóqui estará concluída em junho de 2025

Estrada em Angola
Estrada em Angola Imagens: verangola.net

Cristovina Bunga

Publicado às 13h03 22/07/2024 - Actualizado às 13h03 22/07/2024

Luanda - Os trabalhos de asfaltagem dos 104 quilómetros do troço Mbanza Kongo-Nóqui, na província do Zaire, na Estrada Nacional 120, orçados em 66.043.292.381 de kwanzas, decorrem a bom ritmo, e deverão estar concluídos em junho de 2025, segundo o JA.

A garantia foi dada no município do Nóqui, pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, após a visita de constatação de três dias às obras em curso.

Na ocasião, o director de obras da empresa Engevia, Paulo Pinheiro, disse que algumas fases dos trabalhos estão a ser feitas para retomar a normal circulação no troço entre a comuna de Mpala e a sede municipal do Nóqui, até à fronteira com a República Democrática do Congo, num percurso de 53,2 quilómetros.

"Estamos a construir o troço de 53,2 quilómetros com duas faixas de rodagem com três metros e meio cada, para ligar a comuna de Mpala à sede do Nóqui, chegando até à fronteira com a RDC, incluindo a ponte sobre o rio Lué Pequeno, importante na circulação das viaturas de grande porte”, explicou.

Por seu lado, o director técnico de Obras da empresa Tecnovia, Manuel Borges, referiu que actualmente decorre a execução da sapata do último dos cinco pilares que asseguram a ponte sobre o rio Mpozo, cuja conclusão está prevista para Novembro próximo.

De salientar que os trabalhos de asfaltagem iniciados em 2020, estão subdivididos em duas partes, sendo o lote 1 (Lukossa-Mpala) com 51,4 quilómetros a cargo da Tecnovia, cuja execução física está a 52 por cento, ao passo que o lote 2 (Mpala-Nóqui), com 53,2 quilómetros, ficou com a Engevia e tem 60 por cento de execução física.

Até ao momento já foram asfaltados cerca de 78,6 dos 104,6 quilómetros do troço Mbanza Kongo-Nóqui.

PUBLICIDADE