Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Abertura do HGO vai reduzir flux de pacientes angolanos à Namíbia

Abertura do Hospital da Ondjiva vai reduzir flux de doentes angolanos à Namíbia
Abertura do Hospital da Ondjiva vai reduzir flux de doentes angolanos à Namíbia Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 06h03 24/07/2024 - Actualizado às 06h03 24/07/2024

Ondjiva – A entrada em funcionamento do novo Hospital Geral de Ondjiva (HGO), na província do Cunene, vai contribuir para a redução do número de pacientes angolanos que procuram por tratamento na vizinha República da Namíbia.

De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o HGO será equipado com tecnologia de ponta, como TAC, ortopantomografia, mamografia, ecografias, raio x, e vai contar com os serviços de médicos namibianos.

A ministra sublinhou que a “estratégia adoptada pelo Ministério da Saúde vai desafogar financeiramente os angolanos que se deslocam à República da Namíbia para tratamento médico”.

“Com a inauguração do Hospital Geral de Ondjiva muitos destes pacientes em diferentes pontos do país virão ao Cunene, porque vão encontrar os seus médicos namibianos, assim como teremos pacientes deste país vizinho a serem assistidos em Angola, sendo uma experiência de internacionalização dos serviços especializados de saúde”, salientou.

Entre outras valências, o HGO, a ser inaugurado nas próximas semanas, dispõe de quatro unidades de internamento, igual número de blocos operatórios, banco de sangue, sala de internamento psiquiátrico e oito residências para médicos.
A unidade hospitalar está preparada para prestar vários serviços, tais como os de pediatria, obstetrícia, endoscopia, biologia, oftalmologia, estomatologia, urgência, pequenas cirurgias, raio X, TAC e psiquiatria.

Sílvia Lutucuta sublinhou que o referido hospital vai contar com cerca de mil profissionais, sendo que destes mais de 800 fazem parte da cota adicional que beneficiam de formação acelerada para garantir a prestação de um serviço humanizado e a utilização correcta dos equipamentos.

A ministra fez as afirmações, em declarações à imprensa, no final de uma visita ao Hospital Geral de Ondjiva, tendo acrescentado que “estão salvaguardadas todas as condições para a sua inauguração nos próximos dias, estando actualmente a decorrer acertos finais da colocação de alguns equipamentos.

PUBLICIDADE