Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Ministra pede maior comprometimento na humanização da assistência hospitalar

Hospital Pediátrico
Hospital Pediátrico Imagens: Augusto Santos

Redacção

Publicado às 14h51 25/07/2024 - Actualizado às 14h51 25/07/2024

Luanda - Os profissionais do sector da saúde foram exortados a um maior comprometimento quanto à humanização da assistência hospitalar, por forma a garantir melhor qualidade no atendimento aos pacientes.

Este apelo foi feito terça-feira, em Luanda, pela ministra da saúde, Silvia Lutukuta, durante a abertura da Semana Nacional de Humanização, que decorre sob o lema "Humanizar, cuidar com empatia, respeito e dignidade”, acrescentando ser importante que os profissionais de saúde mostrem mais empatia para melhor compreenderem as preocupações e necessidades dos seus pacientes.

Para a governantes, a mudança de comportamento dos profissionais de Saúde ajuda a promover melhorias na relação entre o hospital e os pacientes, e aumenta, consideravelmente, o nível de satisfação, tanto dos utentes, como dos próprios trabalhadores das unidades sanitárias.

Salientou que o respeito pelas opiniões, escolhas e crenças dos pacientes também faz parte do processo de humanização, porque ajuda a estabelecer um ambiente de confiança e colaboração, em que os utentes se sintam verdadeiramente valorizados.

O Executivo Angolano, sublinhou, encara a humanização como um compromisso sério, daí que, lembrou a aprovação da Política Nacional de Saúde, em 2010, que estabelece a humanização como um princípio que deve ser a tónica principal nos processos e actos de implementação das intervenções em todos os níveis de assistência do sector.

Recordou que em Maio de 2014 foi aprovado o Programa Nacional de Humanização da Assistência na Saúde, cujo objectivo fundamental é melhorar as relações nos serviços médicos.

PUBLICIDADE