Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

País conta com 240 gabinetes de utentes em unidades sanitárias

Hospital materno infantil, em Luanda
Hospital materno infantil, em Luanda Imagens: angola.org.

Redacção

Publicado às 16h06 25/07/2024 - Actualizado às 22h56 25/07/2024

Luanda - O país conta com 240 gabinetes de utentes operacionais em diversas unidades sanitárias, deu a conhecer, terça-feira, a directora do Gabinete de Ética e Humanização do Ministério da Saúde, Djamila Príncipe.

A responsável falava à imprensa, durante o acto de abertura da Semana Nacional de Humanização, que decorre até ao dia 27 deste mês, sob o lema "Humanizar, cuidar com empatia, respeito e dignidade.

 O gabinete do utente é um serviço destinado a receber sugestões, agradecimentos, opiniões e reclamações dos pacientes quanto aos serviços de saúde, correspondendo a uma aplicação das normas constitucionais, que conferem a todo o cidadão o direito de tomar parte na decisão dos assuntos públicos do País e de apresentar, perante os órgãos de soberania ou quaisquer autoridades, reclamações para defesa dos seus direitos.

Djamila Príncipe informou que os gabinetes estão a ser progressivamente instalados no Serviço Nacional de Saúde Público para atender e resolver as necessidades urgentes dos pacientes, reduzindo assim a distância entre os utentes e as unidades sanitárias.

Realçou a capacitação de dois mil profissionais de Saúde na área de Humanização, devendo a acção formativa prosseguir, no âmbito da estratégia de implementação dos gabinetes de utentes.

,

PUBLICIDADE