Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

INAGBE vai disponibilizar mais de 10 mil bolsas de estudo internas

Estudantes angolanos no Campus Universitário
Estudantes angolanos no Campus Universitário Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 14h06 29/08/2024 - Actualizado às 14h06 29/08/2024

Luanda - O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) prevê, para o próximo mês de Outubro, a abertura do processo de candidaturas para mais de 10 mil bolsas de estudo internas, referentes ao ano académico 2024/2025.

A informação foi prestada pelo director-geral da instituição, Milton da Silva Chivela, tendo explicado que as bolsas de estudo são destinadas a jovens com até 25 ou 35 anos, para os candidatos com deficiência física, visual, albinismo, entre outras, que estejam a frequentar o primeiro ou segundo anos, matriculados nas Instituições de Ensino Superior devidamente acreditadas pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).

Em relação às bolsas externas, segundo o JA que cita o responsável do INAGBE, não há um período fixo para as candidaturas, tendo em conta que dependem das ofertas formativas recebidas de outros países.

"Já tivemos candidaturas para o ano académico 2024-2025 para países como Hungria, Sérvia, Portugal, Brasil e China. No entanto, as próximas candidaturas externas serão para o ano académico 2025-2026”, sublinhou.

Sobre as idades para bolsas externas, Milton da Silva Chivela disse que permanecem inalterados, com um limite de 22 anos para candidatos à licenciatura e entre 35 e 45 anos para mestrado e doutoramento, respectivamente, os docentes ou investigadores científicos estão isentos deste requisito, desde que comprovem o vínculo institucional.

Reiterou o compromisso do INAGBE em apoiar a formação de quadros qualificados para o desenvolvimento do país.

PUBLICIDADE