SAúDE

Saúde projecta o recrutamento de mais 32 mil profissionais até 2027

Saúde em Angola - verangola.net
Saúde em AngolaImagem: verangola.net

01/08/2024 13h01

Luanda - O Ministério da Saúde prevê recrutar, até 2027, 32 mil 622 novos profissionais, no quadro da expansão e melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações, em todo o território nacional.

A informação foi prestada, esta terça-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, na sessão temática sobre o programa de expansão e melhoria do Sistema Nacional de Saúde (SNS), promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Carlos Pinto de Sousa adiantou que, no âmbito do programa de especialização com financiamento do Banco Mundial, no mesmo período vão ser formados 38 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de diagnóstico e de terapêutica, assim como funcionários do regime geral e técnicos de apoio hospitalar.

Salientou que a intenção é aumentar o número de profissionais de saúde, através de concursos públicos, reforçar a formação dos técnicos, estabelecer projectos nacionais para o registo e formação de agentes comunitários, bem como expandir e melhorar a distribuição do equipamento de cuidados essenciais.

Revelou que o programa do seu ministério inclui a implementação de equipas móveis para fornecer serviços de saúde às comunidades em zonas de difícil acesso, aprovar legislação para regulamentar a prática da telemedicina, expandir os centros de hemodiálise, melhorar os serviços de saúde mental nas unidades sanitárias públicas, assim como estabelecer acordos internacionais de bolsas de estudos para a sua área.

Relativamente ao calendário nacional de vacinação, Pinto de Sousa fez saber que foram introduzidas sete novas vacinas para contrapor a propagação de alguns vírus como o da Covid-19, enfatizando que, no último trimestre de corrente ano, será introduzida a vacina de prevenção contra o cancro do colo do útero.

Mais lidas


Últimas notícias