ALEITAMENTO
Angola celebra semana mundial do aleitamento materno
01/08/2024 14h18
Luanda - A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou a ser celebrada hoje, quinta-feira, e vai até ao dia 7, sendo que neste primeiro dia mais de mil mulheres aderiram a iniciativa, na capital.
A coordenadora do Banco do Leite Humano, Elisa Gaspar, considera o acto que decorre sob o lema "Ajude a mãe a superar os desafios da amamentação”, uma acção de amor da mãe para o bebé e transmite afecto e segurança.
"O leite materno contém vários benefícios para mãe e para o bebé, sendo onsiderado o melhor alimento e de fácil digestão, porque promove um melhor crescimento e desenvolvimento, auxilia na boa formação dos dentes e no aprendizado da fala, além de proteger contra as doenças”, sustentou.
Acrescentou que a amamentação previne a anemia, diabetes, cancro da mama e mastite (inflamação das mamas), e faz com que o sangramento pós-parto diminua e possibilita a perda de peso mais rápido.
A responsável avançou que no decurso da semana vão partilhar ideias actuais e futuras relacionadas com o aleitamento materno, bem como actividades de sensibilização nas igrejas, unidades sanitárias, com destaque para o Hospital Amigo da Criança (dos Cajueiros), Kilamba Kiaxi, nas comunidades.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é assinalada desde 1990, no encontro da Organização Mundial da Saúde com o UNICEF, durante o qual foi aprovada a "Declaração do Innocenti”, documento para destacar a protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno.