SAúDE
País não regista nenhum caso de varíola dos macacos
03/09/2024 12h11
Luanda - O país não tem nenhum caso de varíola dos macacos, sendo que os testes de quatro suspeitos efectuados nas províncias da Lunda-Sul, com dois, Cabinda e Namibe deram negativos, garantiram as autoridades sanitárias.
Na Lunda-Sul, segundo o JA, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida, disse que os resultados, testados no Laboratório do Ministério de tutela, apontam para possíveis casos de varicela.
"Ontem (domingo) tivemos os resultados e, para nossa grande satisfação, os resultados são negativos”, afirmou, garantindo que vai continuar o trabalho de sensibilização das populações que se encontram ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), país que regista o maior número de casos de infecções.
O responsável reafirmou que os casos suspeitos apontam para varicela, mas o trabalho continua com o Instituto de Investigação do Ministério da Saúde.
A equipa de respostas rápidas, referiu, continua em prontidão e, até sexta-feira, será capacitada em matérias de manuseio dos casos de varíola dos macacos. "Com a formação que se estende até sexta-feira, pretendemos capacitar os nossos profissionais a lidarem com situações prováveis no futuro”, frisou.
Do ponto de vista de segurança epidemiológica ao longo da fronteira com a RDC, disse que foi reforçada a acção com a Polícia de Guarda Fronteira.
Os principais focos de novos casos incluem regiões da RDC e algumas regiões dos Estados Unidos da América (EUA).
Em África, os casos estão principalmente associados à nova estirpe Clado I, enquanto nos EUA a maioria dos casos continua a estar ligada a Clado II