Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Restos mortais de Dom Alexandre do Nascimento já repousam na Sé catedral

Urna contendo os restos mortais de Dom Alexandre do Nascimento
Urna contendo os restos mortais de Dom Alexandre do Nascimento Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 19h27 08/10/2024 - Actualizado às 19h27 08/10/2024

Luanda - Os restos mortais de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento foram hoje, terça-feira, sepultados na Sé Catedral da Igreja Católica, em Luanda.

A cerimónia, orientada pelo arcebispo de Luanda, Filomeno Vieira Dias, contou com a presença da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e pela Primeira-dama, Ana Dias Lourenço.

Fiéis provenientes de várias paróquias da capital e outros lugares participaram, antes do sepultamento, na missa de corpo presente do Cardeal, falecido a 29 de Setembro último, vítima de doença.

O acto antecedeu a uma vigília de oração, que juntou membros do governo, do corpo diplomático, e da sociedade civil.

Os fiéis regozijaram-se com os préstimos do Cardeal, considerando-o como "um cidadão que se sacrificou por Angola e temente de Deus".

Realçaram o seu contributo para o crescimento da Igreja Católica em Angola, assim como para a pacificação do país.

Alexandre do Nascimento nasceu na província de Benguela, a 1 de Março de 1925, e estudou nos seminários de Bângalas de Malanje e Luanda.

Em 1948, foi enviado para a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve o bacharelato em filosofia e a licenciatura em teologia, sendo ordenado Padre a 20 de Setembro de 1952.

A 5 de Janeiro de 1983 foi anunciada a sua criação como Cardeal pelo Papa João Paulo II. Foi presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, entre 1990 e 1997. 

Ao longo da sua carreira foi reconhecido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, entregue pela embaixada portuguesa em Luanda a 19 de Julho de 2010 e tem doutoramento Honoris Causa pela Universidade Católica de Angola em 2019.

 

PUBLICIDADE