Restos mortais de Dom Alexandre do Nascimento já repousam na Sé catedral
Luanda - Os restos mortais de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento foram hoje, terça-feira, sepultados na Sé Catedral da Igreja Católica, em Luanda.
A cerimónia, orientada pelo arcebispo de Luanda, Filomeno Vieira Dias, contou com a presença da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e pela Primeira-dama, Ana Dias Lourenço.
Fiéis provenientes de várias paróquias da capital e outros lugares participaram, antes do sepultamento, na missa de corpo presente do Cardeal, falecido a 29 de Setembro último, vítima de doença.
O acto antecedeu a uma vigília de oração, que juntou membros do governo, do corpo diplomático, e da sociedade civil.
Os fiéis regozijaram-se com os préstimos do Cardeal, considerando-o como "um cidadão que se sacrificou por Angola e temente de Deus".
Realçaram o seu contributo para o crescimento da Igreja Católica em Angola, assim como para a pacificação do país.
Alexandre do Nascimento nasceu na província de Benguela, a 1 de Março de 1925, e estudou nos seminários de Bângalas de Malanje e Luanda.
Em 1948, foi enviado para a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve o bacharelato em filosofia e a licenciatura em teologia, sendo ordenado Padre a 20 de Setembro de 1952.
A 5 de Janeiro de 1983 foi anunciada a sua criação como Cardeal pelo Papa João Paulo II. Foi presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, entre 1990 e 1997.
Ao longo da sua carreira foi reconhecido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, entregue pela embaixada portuguesa em Luanda a 19 de Julho de 2010 e tem doutoramento Honoris Causa pela Universidade Católica de Angola em 2019.