Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Angola lidera região africana da ITSO

Angola na reunião da ITSO
Angola na reunião da ITSO Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 11h19 11/10/2024 - Actualizado às 11h57 11/10/2024

Washington - Angola foi eleita vice-presidente da Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite (ITSO) e passar a liderar a região africana, durante o mandato de dois anos.

A eleição ocorreu durante a quadragésima primeira Assembleia das Partes da Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite (ITSO - sigla inglesa), que decorreu de 08 a 10 do corrente mês, em Washington, Estados Unidos da América.

O país esteve representado na assembleia pelo director-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana Rui João.

A assembleia elegeu igualmente a nova directora-geral da ITSO, Renata Brazil-David, de nacionalidade brasileira.

A Assembleia elegeu cinco vice-presidentes, representantes de cada uma das cinco regiões definidas pela Conferência de Plenipotenciários da União Internacional das Telecomunicações (UIT), realizada em Málaga-Torremolinos (Espanha), em 1973.

Durante o seu mandato de dois anos, Angola tem como grande responsabilidade liderar o continente para que os países possam ter maior acesso aos satélites de comunicação, a fim de garantir que as redes internacionais de satélites possam ser usadas para conectar os mais de 67 por cento de cidadãos africanos que não têm acesso a Internet.

Angola tem também como desafio defender a importância de se continuar a ter um mecanismo para preservar e proteger as obrigações de serviço público, bem como o património comum das partes, observando que, nos últimos dois anos, houve actividades e desenvolvimentos significativos, em termos de aquisições e fusões que são específicas para a indústria de satélites, bem como aumento do potencial e da concorrência real de operadores de satélites não geoestacionários.

O país é membro da Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite, pela região D (África), composta por 45 países, desde 2017. A sua adesão foi aprovada durante a trigésima sétima sessão extraordinária da assembleia geral, realizada em Paris, França.

A ITSO está dividida em cinco regiões, designadamente A (América), liderada por Douglas May (EUA), B (Europa Ocidental), representada por Bianca Lins (Liechtenstein), C (Europa Oriental e Norte da Ásia), dirigida por Tomasz Pinciurek (Polônia), D (África), por Zolana João (Angola) e E (Ásia e Austrália), que tem como líder Nedal Al Samara, da Jordânia.

PUBLICIDADE