Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Vice-Presidente da República participa na cimeira de alto nível sobre clima

Vice-Presidente da República, Esperança da Costa
Vice-Presidente da República, Esperança da Costa Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h47 12/11/2024 - Actualizado às 12h47 12/11/2024

Baku - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, participa, a partir desta terça-feira, na Cimeira de alto nível sobre Mudanças Climáticas (COP29), que decorre em Baku , Azerbaijão, com o tema principal centrado no financiamento dos projectos climáticos para mitigar a emissão de gases de efeito estufa.

Na abertura da cimeira de alto nível, a decorrer até quarta-feira, o secretário das Nações Unidas para o Clima, Simon Stiell, enfatizou ser necessário mostrar que a cooperação mundial não está estagnada e alertou para a necessidade de uma cooperação global urgente sobre mudanças climáticas.

Defendeu a importância de se estabelecer uma nova meta global de financiamento climático, recordando que, caso pelo menos dois terços dos países não cortem as emissões rapidamente, o mundo vai pagar “um preço brutal”.

Por seu lado, o presidente da COP29, Moukhtar Babaïev, salientou que a cimeira é um momento de verdade para os Acordo de Paris, advertindo que o mundo deve demonstrar que está preparado para cumprir as metas propostas.

“As alterações climáticas já cá estão, basta ver as cheias em Espanha, os incêndios na Austrália", disse Moukhtar Babaïev, lamentando que “as populações estão a sofrer, estão a morrer na escuridão e precisam de mais do que compaixão, mais do que orações ou documentos de trabalho. Estão a pedir liderança e acção".

À margem da cimeira, Esperança da costa manteve um encontro com o primeiro-ministro do Azerbaijão, Ali Asadov, com quem analisou aspectos ligados à cooperação bilateral entre os dois países.

No encontro, foi abordado o nível das relações, essencialmente nas esferas económica, comercial e humanitária, para além de outras questões de interesse mútuo.

Importa realçar que, para além da participação na COP29, até esta quarta-feira, a Vice-Presidente participou, segunda-feira, no acto comemorativo dos 49 anos da Independência Nacional, que envolveu a comunidade angolana residente.

No encontro, a Vice-Presidente recordou que os 49 anos de Independência foram marcados por anos de guerra, o alcance da paz, a reconciliação e reconstrução nacional, o reforço do capital humano e a transição para uma economia de mercado.

Recordou também o processo em curso de diversificação da economia nacional, moralização da sociedade e combate à corrupção, assim como o empenho do Executivo angolano em colocar o país na rota do desenvolvimento sustentável e na criação do bem-estar para as populações.

PUBLICIDADE