Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Sector dos transportes tem em vista a compra de 20 automotoras

Comboio do caminho de ferro de Luanda
Comboio do caminho de ferro de Luanda Imagens: jornaldeangola.ao

Redacção

Publicado às 07h00 12/12/2024 - Actualizado às 07h03 12/12/2024

Luanda - O Ministério dos Transportes tem em carteira um projecto para a aquisição de 20 unidades automotoras para reforçar a capacidade de transportação dos Caminhos-de-Ferro de Luanda, que vai atender a rota Bungo/Novo Aeroporto Internacional, segundo o JA Online.

 A informação foi prestada pelo secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, tendo referido que existe também um outro projecto que está numa fase avançada, que é a vedação ao longo da linha férrea.

"Como sabem, tínhamos frequências reduzidas e com a entrada em funcionamento do Novo Aeroporto, temos em meia hora, um comboio a circular, que vai ser aumentada em 15 minutos, ou seja, vamos ter mais frequências para esta nova infra-estrutura", sublinhou.

Jorge Bengue frisou que tem vários projectos em curso na perspectiva de melhorar a qualidade do serviço que é prestado, qualidade das infra-estruturas, para permitir a melhor mobilidade de pessoas e bens, a partir de Luanda para o Bengo, assim como para o Novo Aeroporto Internacional Dr António Agostinho Neto.

"Temos um outro projecto importante, que é a requalificação do troço dos Caminhos-de-Ferro de Luanda, que é Zenza/Cacuso (Malanje), num total de 215 quilómetros. Hoje, um comboio que sai de Luanda para Malanje leva 14 horas (cerca de 400 quilómetros)", disse.

Informou que para promoção da diversificação da economia e do turismo, o projecto de requalificação do troço dos Caminhos-de-Ferro de Luanda vai facilitar a redução do tempo de 14 para 4 horas.

"O projecto já está em curso, com trabalhos preliminares, montagem de estaleiros, e dos pagamentos para o início das obras de requalificação do troço Luanda/Malanje", assegurou, salientando que o projecto da linha de montagem de autocarros em Luanda está na forja, com um investimento garantido.

PUBLICIDADE