Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Aeroporto da Catumbela recebe certificação internacional

Aeroporto internacional Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela
Aeroporto internacional Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 12h27 13/12/2024 - Actualizado às 12h27 13/12/2024

Luanda - O Aeroporto Paulo Teixeira Jorge, localizado no município da Catumbela, província de Benguela, recebeu, quinta-feira, da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), a certificação oficial de atribuição de categoria internacional, segundo o JA Online.

 Este marco reafirma o estatuto e a importância desta infraestrutura, como elemento essencial do sistema aeroportuário angolano, com vista a promoção da segurança, eficiência e alinhamento nos mais altos padrões internacionais de qualidade.

Inaugurado a 27 de Agosto de 2012, o aeroporto foi projectado para desenvolver uma operação internacional.

Em 2022, o seu nome foi alterado com vista a homenagear o “ilustre” líder anticolonial e antigo governador de Benguela, Paulo Teixeira Jorge, que curiosamente em Janeiro de 1977, na qualidade de ministro das Relações Exteriores assinou a adesão de Angola à Convenção de Aviação Internacional, conhecida como Convenção de Chicago.

Com a certificação, cumpre-se o fecho de um processo rigoroso, conduzido em conformidade com o instrutivo número 22C.105.001.B, da ANAC, no qual participou activamente em termos técnicos e operacionais a Sociedade Gestora de Aeroportos, SA. (SGA, S.A).

O impacto dessa certificação estende-se para além do sector da Aviação, fortalecendo a conectividade aérea, impulsionando o turismo, o comércio e os investimentos.

A certificação vai permitir a operação de rotas aéreas internacionais de maior alcance e recepção das aeronaves de grande porte Air Force One, o Avião Presidencial norte-americano, aterrou na Catumbela no dia 4 de Dezembro, com o Presidente Joe Biden a bordo, com benefícios significativos para os sectores estratégicos da economia angolana, nos quais se inclui o agro-negócio.

A presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Amélia Domingues Kuvíngua, disse que a certificação do Aeroporto Paulo Teixeira Jorge demonstra o compromisso de Angola com os mais elevados padrões internacionais de segurança e qualidade, posicionando o país como um actor competitivo na Aviação Mundial.

Referiu que, a determinação em elevar os padrões de segurança, eficiência e conectividade do sector Aéreo em Angola, reforça o compromisso com a excelência e com a integração do país ao cenário global da aviação civil.

Um aeroporto com certificação internacional, disse, é uma porta aberta para o mundo, é a oportunidade de impulsionar o desenvolvimento económico, fomentar o turismo, criar novas oportunidades de emprego e aproximar pessoas, culturas e mercados.

 Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA, S.A), Manuel Agostinho Filipe Júnior, destacou o impacto da certificação no desenvolvimento económico.

“A certificação é um marco histórico para Benguela e para o país. Este reconhecimento não só reforça a confiança nas nossas operações, mas, também, abre novas oportunidades para o crescimento do turismo, do comércio e do agronegócio”, frisou, acrescentando que vai continuar a trabalhar para garantir qualidade e segurança nas infra-estruturas e serviços.

A Sociedade Gestora de Aeroportos, afirmou, vai continuar a investir no futuro daquela infra-estrutura, mantendo os elevados padrões agora reconhecidos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, para a conectividade de Angola com o mundo.

Já o secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, reconheceu, ontem, o passo importante de conformidade com as normas e práticas recomendadas pela Aviação Civil Internacional, daquele que será um dos mais importantes activos a partir já dos próximos meses.

Felicitou a ANAC por mais um registo de realce na sua importante função de exercício de autoridade aeronáutica, palmilhando os caminhos certos para a sua credibilização de facto, como órgão independente que se posiciona no vértice do ecossistema da Aviação Civil em Angola, regulando, supervisionando e fiscalizando todas as actividades elacionadas com o transporte aéreo de pessoas e cargas diversas.

O governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, sublinhou que a concretização da certificação do Aeroporto Paulo Teixeira Jorge é um ganho para a região e não só.

 “Este passo que demos é fundamental para que possamos, efectivamente, avançar para a prosperidade para todos”, reconheceu, salientando os benefícios no turismo.

Manuel Nunes Júnior afirmou que Benguela é uma província com “grande” potencial turístico e com a abertura deste aeroporto para níveis internacionais vai se ter uma oportunidade de atrair investidores nacionais e internacionais na área do Turismo para a província do litoral centro do País.

PUBLICIDADE