João Lourenço transmite orientações precisas para o combate à cólera
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, "transmitiu orientações precisas para pronta execução", numa reunião com os integrantes da Comissão Interministerial de Combate à Cólera, coordenada pela ministra da Saúde.
Numa nota, a Secretaria de Imprensa do Presidente da República esclarece que as orientações de João Lourenço surgem "tendo em atenção a necessidade de se travar quanto antes o risco de expansão da doença para outras regiões", mobilizando-se os recursos financeiros, humanos, em equipamentos e outros apropriados e na dimensão que a situação exigir.
A reunião, esclarece a nota de imprensa, "teve como finalidade fazer o ponto da situação no terreno, avaliar o modus operandi na contenção do surto, que tem casos registados nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, e encontrar formas rápidas de actuação, ultrapassando eventuais constrangimentos".
O Boletim Informativo da Cólera do Ministério da Saúde revela que, até domingo último, estavam registados 224 casos, que resultaram em 18 mortos.
Estão afectados 103 cidadãos do sexo masculino e 121 do feminino, havendo 16 amostras em processamento, com idades compreendidas entre os 02 e os 70 anos.
Recorde-se que o primeiro caso cólera confirmado foi declarado a 07 do corrente mês, no município do Cacuaco (província de Luanda), tendo o Ministério da Saúde declarado a existência de um surto da doença e activado o plano nacional de resposta.
Actualmente, estão confirmados casos nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.