Cientistas criam olho biónico que poderá restaurar visão de pessoas cegas
Melbourne - Uma equipa de investigadores da Universidade de Monash, na Austrália, desenvolveu um sistema de visão biónica denominado Gennaris, que promete ajudar pessoas com cegueira bilateral completa.
De acordo com o portal “Times of India”, o dispositivo alia tecnologia de ponta a um preço acessível, custando ao equivalente a 19 dólares americanos.
O sistema é composto por 11 implantes sem fio, do tamanho de uma unha do polegar, projectados para estimular o córtex visual do cérebro.
O dispositivo utiliza impulsos eléctricos para interpretar formas e contornos básicos, gerando estímulos visuais para os utilizadores. “Os implantes enviam sinais que podem ser traduzidos em informação visual pelo cérebro”, explicam os cientistas do Monash Vision Group (MVG).
As imagens captadas por uma câmara em miniatura instalada num capacete personalizado são processadas e enviadas sem fios para os implantes cerebrais.
Até agora, os testes foram efectuados em ovelhas, com resultados positivos. “Estamos confiantes de que esta tecnologia poderá em breve ser aplicada a humanos”, afirmam os investigadores.
Desenvolvido em parceria com a Alfred Health Foundation, o projecto está a ser trabalhado desde 2010. Espera-se que o olho biónico seja um avanço acessível e eficaz para os doentes com cegueira grave.