CóLERA

cento e 19 casos de cólera em Luanda, Bengo e Icolo e Bengo

Hospital Geral de Cacuaco, em Luanda - CIPRA
Hospital Geral de Cacuaco, em LuandaImagem: CIPRA

11/01/2025 06h16

Luanda - As autoridades angolanas registaram já um total de 119 casos de cólera, nas últimas duas semanas, nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, indica um boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado esta sexta-feira.

As mortes ascendem a 12, sendo 11 em Cacuaco (Luanda), e uma em Catete (Icolo e Bengo).

De acordo com o boletim, nas últimas 24 horas foram notificados mais 24 casos, dos quais 20 no município do Cacuaco, província de Luanda, três no Dande (Bengo) e um em Catete (Icolo e Bengo).

Neste momento, estão em processamento, num laboratório nacional de referência, 12 amostras de casos suspeitos.

Os 119 casos são de cidadãos com idades compreendidas entre os 02 e os 65 anos, dos quais 56 são do sexo masculino e 63 do sexo feminino.

As aujtoridades pedem a população que redobre as medidas de prevenção e as administrações municipais estão a intensificar as acções de limpeza pública, enquanto as unidades de saúde foram equipadas com meios para receber os eventuais doentes em estado grave.

No dia 07 do corrente mês, o Ministério da Saúde de Angola reconheceu que cinco pessoas tinham morrido de um total de 25 casos que acredita terem contraído cólera, no Bairro Paraíso, no município de Cacuaco, província de Luanda,

Num comunicado, o ministério dava conta que tinha começado a desinfectar as áreas contaminadas, a identificar, a rastrear contactos e a fazer uma investigação epidemiológica e laboratorial aprofundada para a confirmação do surgimento da doença.

Mais lidas


Últimas notícias