UNESCO
Discutida proposta de elevação da Quiçama à Reserva Mundial
12/01/2025 09h10
Luanda - A proposta de elevação do município da Quiçama à Reserva Mundial da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi, sexta-feira, discutida em Luanda, com vista à recolha de contribuições para a apresentação da candidatura.
A informação foi prestada à imprensa, pelo secretário do Conselho Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO (CNU-Angola), Alexandre Costa, no final da I reunião extraordinária interministerial, coordenada pela ministra da Educação, Luísa Grilo, que explicou que o objectivo do encontro foi receber pareceres dos membros que integram a equipa para a preparação das questões do projecto.
A apresentação do estado de implementação da proposta de Angola para a criação da primeira reserva da Biosfera da UNESCO, no âmbito do processo iniciado no ano passado, constou da agenda das discussões.
Sobre a proposta da escolha do município, justificou o facto de estar situado no Parque Nacional da Quiçama e com uma riqueza significativa em termos de biodiversidade, aliado à necessidade da criação de condições para a protecção dos ecossistemas marinhos.
“A escolha da zona da Quiçama deveu-se à proximidade com a província de Luanda pela facilitação da mobilidade dos especialistas e, sobretudo, pela existência naquela zona de um parque, que precisa de continuar a ser protegido e por reunir as condições dentro dos critérios elegíveis pela organização ”, disse.
Quanto às vantagens da aprovação da candidatura e posterior elevação do município da Quiçama à Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, destacou a abertura de novas oportunidades para o fortalecimento económico da região, através da promoção e fomento do turismo local, tendo como ponto de partida a salvaguarda da biodiversidade.
A Reserva de Biosfera é um programa que visa a protecção e a conservação do ambiente, que inclui flora, fauna, rios e mar.