COCAíNA

Detido passageiro com 100 cápsulas de cocaína no estômago

Cocaína (arquivo) - DR
Cocaína (arquivo)Imagem: DR

16/01/2025 15h07

Luanda - A Administração Geral Tributária (AGT) e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) detiveram, quarta-feira última, no Aeroporto Internacional "04 de Fevereiro", em Luanda, um passageiro com aproximadamente 100 cápsulas de cocaína no estômago.

Uma nota de imprensa citada pelo JA Online indica que trata-se de um cidadão nacional, de 37 anos, que foi interceptado quando desembarcava do voo proveniente de Addis Abeba (Etiópia), onde fez escala vindo de Istambul, Turquia, durante uma operação de rotina operacional das alfândegas, com base nas acções de fiscalização e risco aduaneiro.

O suspeito levado a uma inspecção não intrusiva, com recurso ao equipamento de RX corporal (Body Scanner), permitindo de imediato e pelas imagens processadas pelo equipamento de fiscalização aduaneira identificar as cápsulas de cocaína no estômago, que totalizam cerca de 1,5 quilogramas.

Após o processo de verificação e confirmação do ilícito, o passageiro foi encaminhado aos órgãos competentes do SIC no aeroporto, para os trâmites judiciais que se impõem, junto do Ministério Público.

A acção da Administração Geral Tributária está alinhada com as medidas de reforço, no âmbito do controlo aduaneiro, implementadas pelo Executivo para combater o tráfico de droga, praticado na principal fronteira aérea do país.

No comunicado, a AGT reforça o seu compromisso em proteger as fronteiras nacionais, combatendo ilícitos cambiais, narcotráfico e outras práticas criminosas que ameaçam a segurança nacional, o ambiente, a saúde pública e a estabilidade financeira de Angola.

Mais lidas


Últimas notícias