Iniciada construção de Campus para a Juventude no Cunene


Ondjiva - A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, lançou, esta sexta-feira, em Ondjiva (Cunene), a primeira pedra para a construção do Campus para a Juventude, que terá espaços de lazer e aprendizagem e prestar apoio psico-social e pedagógico aos adolescentes e jovens daquela província.
O campus, cuja construção é uma iniciativa da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), será construído em nove meses, e está concebido para integrar actividades educativas, culturais, desportivas e de apoio psico-social, promovendo a capacitação e o bem-estar da juventude da região.
De acordo com a Primeira-Dama da República, o futuro campus reforça o compromisso da Fundação Ngana Zenza em criar oportunidades para o desenvolvimento sustentável das novas gerações.
Ana Dias Lourenço considerou a formação e educação de crianças, adolescentes e jovens uma pedra basilar para o desenvolvimento sustentável, que passa pela instrução e criação de espaços de aprendizagem e recriação.
Deu a conhecer que o projecto poderá ser replicado em outras comunidades, para assegurar um modelo de desenvolvimento local, integrado, sustentável e auto-suficiente, com vista a melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes, através da educação, apoio psico-social e práticas desportivas, em articulação com os diversos sectores ministeriais e da sociedade.
Revelou que a ideia da criação do campus nasceu em 2019, durante um encontro com jovens, na cidade de Ondjiva, altura em que solicitaram a construção de um jango comunitário com vários serviços para a juventude.
Adiantou que a ideia foi amadurecendo, tendo resultado de um jango para um espaço mais amplo e multiuso, para responder à solicitação dos jovens da província, respondendo as preocupações de falta de espaços de lazer e de actividades desportivas na província, com realce para cinema, biblioteca e cursos profissionais.
Segundo Ana Dias Lourenço, o futuro campus vai dispor de serviços de saúde, educação, actividades lúdicas e outras que forem necessárias para a ocupação dos tempos livres das crianças, adolescentes e jovens.
Por seu lado, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, que testemunhou o acto, referiu que o centro vai servir como um incentivo aos jovens e adolescentes para a prática de actividades desportivas e de recriação, com vista ocuparem os seus tempos livres.
Defendeu a necessidade do uso racional do campus, quando for inaugurado, e sua manutenção.
A infra-estrutura vai ser erguida num espaço de mil 665 metros quadrados e dispor de salas de aula e de apoio psico-social e pedagógico, auditórios, estúdio de gravação, área técnica, ginásio e uma quadra polidesportiva, publica o JA Online.