Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Identificadas 975 áreas minadas em Angola

Desminagem em Angola
Desminagem em Angola Imagens: DR

Redacção

Publicado às 08h52 20/03/2025

Luanda - A Agência Nacional de Acção contra Minas (ANAM) tem identificadas 975 áreas minadas em todo o país, revelou, esta quarta-feira, em Luanda, o director da instituição, Leonardo Sapalo.

Leonardo Sapalo, que falava na abertura da sessão fotográfica e debate sobre a situação das minas em Angola, adiantou que existem 79 áreas ainda por confirmar.

Subordinado ao tema "Uma Angola sem minas terrestres: oportunidades e desafios", promovida pela ANAM, em parceria com a Embaixada da Bélgica em Angola, o evento serviu de reflexão sobre o impacto das minas terrestres, em todo o país, devido ao conflito armado, através dos vídeos e fotografias tirados pela fotógrafa belga Cassandre Nativel.

O director da ANAM, Leonardo Sapalo, apontou as províncias do Moxico, Moxico Leste, Cuando, Cubango, Bié e Cuanza-Sul como as mais preocupantes, no que diz respeito a existência de minas terrestres, indica um despacho do JA Online.

"O país regista ainda uma contaminação remanescente de 975 áreas minadas conhecidas, representando uma superfície estimada em 60 milhões de metros quadrados", acrescentou, reconhecendo haver ainda muitas áreas por desminar.

Sublinhou que têm sido descobertas novas áreas minadas em várias localidades, sobretudo nas províncias já referenciadas.

Revelou que, pela terceira vez, Angola apelou à prorrogação do prazo de conclusão do processo de desminagem, estabelecido pela Convenção das Nações Unidas sobre a Proibição de Minas Anti-pessoais, devido ao número considerável de áreas por desminar.

PUBLICIDADE