Taxa de crescimento de 2024 é o mais elevado em 10 anos


Luanda - A taxa de crescimento de 4,43 por cento, apurada em 2024, é a mais elevada dos últimos dez anos, revelou, quinta-feira, em Luanda, o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme.
Disse que este indicador torna-se ainda mais notável pelo facto de a mesma taxa ter sido influenciada, positivamente, pelo crescimento observado no sector não petrolífero, fixado em 5,0 por cento.
Segundo o JA Online, o governante intervinha no encerramento do I Ciclo de Conferências do BNA, tendo sublinhado que “estamos todos engajados para a garantia do alcance dos grandes objectivos da dinamização do sector produtivo para impulsionar um crescimento económico inclusivo e sustentável, com o propósito de elevar os níveis de segurança alimentar e nutricional”.
Victor Hugo Guilherme disse reconhecer persistirem inúmeros desafios que têm condicionado o funcionamento pleno do sistema financeiro.
Todavia, frisou, os dados disponibilizados e as reformas que têm sido introduzidas pelo regulador (BNA) dão a confiança de almejar um sistema financeiro mais eficiente e líquido ao serviço das famílias e das empresas nacionais.
Sobre a cooperação com os parceiros multilaterais, o ministro do Planeamento afirmou, a título de exemplo, que o projecto “Diversifica mais”, financiado pelo Banco Mundial, conta no seu orçamento com uma parcela de 120 milhões de dólares para peromover a diversificação económica.
Já o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), com o “Projecto Crescer”, conta com uma linha de financiamento avaliada em 124,68 milhões de dólares, com o objectivo de facilitar o acesso ao financiamento.